Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1628
Título: Laserterapia na recuperação de olfato e paladar após covid-19: revisão de literatura e proposta de protocolo clínico
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Fernandes, Gabriela Maciel
Sousa, Bianca Aguiar de
Palavras-chave: Anosmia
Ageusia
Terapia a laser
Data do documento: 24-Nov-2022
Citação: FERNANDES, Gabriela Maciel. SOUSA, Bianca Aguiar de. Laserterapia na recuperação de olfato e paladar após covid-19: revisão de literatura e proposta de protocolo clínico. 2022. 24f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O coronavírus é um grupo de vírus causadores de manifestações que variam de leves gripes a doenças graves como a síndrome respiratória aguda grave (SARS). Os sintomas da Covid-19 foram atualizados, em abril de 2020, incluindo a disfunção olfativa e gustativa, em razão de um número significativo de pacientes que relataram anosmia, hiposmia, ageusia ou disgeusia. Estas alterações neurossensoriais têm impacto significativo no cotidiano das pessoas que relatam este transtorno, podendo variar de leve a grave. Todos os sabores, azedo, salgado, doce são afetados resultando na perda de peso, aversão a alguns alimentos, desnutrição e diminuição da qualidade de vida. O presente estudo tem por objetivo analisar a utilização da terapia a laser na recuperação de olfato e paladar. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com prioridade nos anos de 2019 a 2022, nas bases de dados: PubMed, Scielo e BVS. A fotobiomodulação é benéfica para a recuperação do olfato e paladar, uma vez que é capaz de modular processos inflamatórios e melhorar a cicatrização tecidual de maneira geral. Além disso, essa modalidade de laser, também considerada simples, de baixo custo e não invasiva, já vem sendo utilizada com sucesso para diversas finalidades em pacientes com COVID-19. O uso da luz do laser vermelho e intra vermelho, não é apenas o que é necessário para ter resultados positivos no manejo das complicações bucais, fatores, parâmetros e condições influenciam os efeitos terapêuticos, incluindo irradiação, tempo de tratamento e pulsação de repetição. Sugere-se a criação de um protocolo adequado com parâmetros específicos para o tratamento de pacientes que relatam anosmia e ageusia por um período que excede 2 semanas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1628
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA AGUIAR DE SOUSA GABRIELA MACIEL FERNANDES_TCC.pdf656,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.