Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1627
Título: Reabilitação protética em pacientes com fissuras palatinas tratados tardiamente
Autor(es): Brigido,Jandenilson Alves
Nascimento, Fabielly Camelo do
Wepler, Andrezza Martins
Palavras-chave: Fissuras palatinas
Reabilitação protética
Adultos
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: NASCIMENTO, Fabielly Camelo do. WEPLER, Andrezza Martins. Reabilitação protética em pacientes com fissuras palatinas tratados tardiamente. 2022. 19f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A fissura palatina é dita como uma malformação com maior incidência na região craniofacial. As causas ainda são desconhecidas, podendo ser considerada de ordem multifatorial. O paciente fissurado necessita de tratamento reabilitador complexo, que deve envolver equipe multidisciplinar. A reabilitação desses pacientes, mesmo que feita tardiamente, proporciona significativos benefícios funcionais e psicológicos ao indivíduo. O presente estudo teve como objetivo identificar os tipos de tratamentos em pacientes com fissuras palatinas quando tratados tardiamente. Para o levantamento bibliográfico foi realizada a busca de diversas fontes sobre a reabilitação dos pacientes com fissuras lábio palatinas por meio de livros, artigos, revistas, com bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs, com os descritores: “fissuras palatinas”, “reabilitação protética” e “adultos”. Sabe-se que para um melhor resultado funcional, o tratamento deve ser iniciado antes que a criança comece a falar, pois, quando ocorre o fechamento tardio, as chances de desenvolver uma fala adequada diminuem significativamente. O cirurgião-dentista poderá realizar uma prótese modificada ou palato obturadora, com as devidas modificações para cada tipo de fissura. Este tipo de prótese obturadora melhora estética e a deglutição do paciente comunicando-se com as cavidades nasal e oral oferecendo um melhor tratamento. Conclui-se que a reabilitação de pacientes com fissuras palatinas, mesmo que realizada tardiamente, proporciona significativos benefícios funcionais e psicológicos ao indivíduo e o tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar experiente para que a cicatriz resultante seja superada através de resultados estéticos e funcionais satisfatórios, possibilitando a estes pacientes uma melhor autoestima.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1627
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZZA MARTINS WEPLER FABIELLY CAMELO DO NASCIMENTO_TCC.pdf197,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.