Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1622
Título: Construção de cartilha educativa para profissionais de enfermagem com enfoque na Síndrome de Burnout pós covid-19
Autor(es): Xavier, Gleudson Alves
Santos, Anne Rammylle Silva dos
Sousa, Ana Citlaly Matias de
Palavras-chave: Burnout
Enfermagem
Covid-19
Data do documento: 6-Jun-2023
Citação: SANTOS, Anne Rammylle Silva dos; SOUSA, Ana Citlaly Matias de. Construção de cartilha educativa para profissionais de enfermagem com enfoque na Síndrome de Burnout pós covid-19. 2023. 39f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: Introdução: A infecção por COVID-19 teve uma progressão de forma inesperada com uma alta taxa de transmissão. Trazendo grandes desafios tanto para a população quanto aos profissionais de saúde que ficaram na linha de frente combatendo o vírus. Tendo maior visibilidade e atuação, a equipe de enfermagem, ocupando uma posição central, que mesmo com toda insegurança e exposição continuaram fornecendo com maior vigor assistência durante a pandemia. Houve um aumento significativo da sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde frente à pandemia, envolvendo grandes jornadas de serviço, exaustão física e mental. É preocupante e notório que os profissionais de enfermagem apresentam uma maior predisposição em apresentar sintomas da Síndrome de Burnout, uma síndrome emocional resultante de situações de trabalho desgastantes. O objetivo é construir uma cartilha educativa para profissionais de enfermagem com a finalidade de informar sobre conceitos, sinais, sintomas e estratégias de prevenção da Síndrome de Burnout. Trata-se de um estudo metodológico, que tem como propósito a pesquisa e o agrupamento de dados para a construção de uma tecnologia educativa, em formato de cartilha. Foram realizadas análise dos dados, sendo agrupados em “Unidades temáticas” que permitiram uma melhor verificação das evidências relacionada a síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem após o covid-19. A pesquisa promove e contribui para um melhor conhecimento dos profissionais a respeito da temática, destacando as repercussões da pandemia sobre a saúde dos mesmos, bem como identificar possíveis subsídios para promover melhorias à saúde mental, prevenir ou minimizar os danos da síndrome de Burnout.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1622
Aparece nas coleções:Enfermagem Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CITLALY MATIAS DE SOUSA ANNE RAMMYLLE SILVA DOS SANTOS_TCC.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.