Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1620
Título: Reabilitação dentária estética e funcional com pino de fibra de vidro
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Costa, Lúcia De Fátima Alves da
Santos, Amanda Vitória Lima dos
Palavras-chave: Estética dental
Pino de fibra
Prótese dentária
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: COSTA, Lúcia de Fátima Alves da. SANTOS, Amanda Vitória Lima dos. Reabilitação dentária estética e funcional com pino de fibra de vidro. 2022. 20f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Introdução: A perda da estrutura coronária de um dente pode acontecer por acometimento da doença cárie e por lesões traumáticas, sendo grandes causadores da necessidade de uma reabilitação protética, principalmente porque a maior parte da região afetada são áreas que envolvem muita estética, e com isso, necessitam de uma reabilitação tanto estética quanto funcional. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade do uso do pino de fibra de vidro em reabilitações orais estéticas e funcionais. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico usando a base de dados "PubMed" e "BVS", com os seguintes descritores: “Aesthetics dental”, “Fiber post” e “Dental prosthesis”, além de seus termos relacionados em português, sendo selecionados 10 artigos para compor esta revisão. Resultados: O pino pré-fabricado de fibra de vidro é o mais utilizado na odontologia, devido às suas propriedades estéticas, pois apresentam boa translucidez, promovendo resultados bem próximo ao dente natural. Além disso, esse material tem boa adesão aos compósitos dentais, aumentando possibilidade de sucesso e longevidade da restauração. Outra vantagem dos pinos de fibra de vidro acontece devido às suas propriedades físicas, uma vez que o seu módulo de elasticidade, que interage diretamente com o material restaurador, é compatível com a dentina radicular, reduzindo possibilidade de fraturas. Ademais, apresenta técnica mais simplificada, podendo ser realizada em sessão única, diminuindo tempo clínico de consultório, facilitando manejo do cirurgião-dentista. Conclusões: É de suma importância que o cirurgião-dentista conheça a necessidade de seus pacientes e os materiais que melhor se adaptam para suas reabilitações, tendo em vista que hoje, a busca pela estética é preconizada e valorizada. Um material que vem sendo usado e que oferece excelentes resultados nas reabilitações dentárias é o pino de fibra de vidro, que em comparação com o pino metálico fundido, mostra ser vantajoso em vários aspectos, principalmente nos requisitos estéticos, além de apresentarem propriedades biocompatíveis com a dentina, grande possibilidade de sucesso clínico e tempo reduzido de trabalho.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1620
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA VITÓRIA LIMA DOS SANTOS LÚCIA DE FÁTIMAALVES DA COSTA_TCC.pdf251,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.