Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1618
Título: Uso do hidróxido de cálcio como medicação intracanal em dentes com infecção endodontica: uma revisão de literatura
Autor(es): Araujo, Denis Bezerra de
Castro, Alysson Fontenele de
Palavras-chave: Endodontia
Hidróxido de cálcio
Tratamento do canal radicular.
Data do documento: 31-Mai-2022
Citação: CASTRO, Alysson Fontenele de. Uso do hidróxido de cálcio como medicação intracanal em dentes com infecção endodontica: uma revisão de literatura. 2022. 24f. Artigo. (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A utilização da descontaminação intracanal é um dos principais fatores para o alcance dos resultados esperados no tratamento endodôntico. A partir de observações anteriores foi relatado que o uso do hidróxido de cálcio como medicação intracanal pode causar o enfraquecimento do elemento dentário, o que favorece a ser um ponto negativo relacionado ao tratamento com o medicamento. Desta forma, o presente estudo buscou em seu objetivo geral discutir a utilização do hidróxido de cálcio como medicação intracanal durante o tratamento endodôntico. Como metodologia foi feito uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo de abordagem qualitativa. Foram abordados três temáticas: a primeira trouxe a infecção intracanal e as principais causas, a segunda reflete sobre os benefícios do uso de hidróxido de cálcio como prevenção das infecções intracanal e a terceira descreve sobre as associações do hidróxido de cálcio como medicação intracanal. Os resultados apontaram que a ultrassom e o laser surgem também como aliados no combate às infecções e ao sucesso do tratamento. Visto que, ambos ativam os íons de cálcio e protegem contra a ação de Bactérias E. faecalis e bactérias C. albicans. Todavia, um estudo demonstrou que a amoxicilina não é eficaz em tratamentos com hidróxido de cálcio, o que abre lacuna para pesquisas futuras. Outra colocação importante é que o hidróxido de cálcio pode potencializar o surgimento de possíveis fraturas, abrindo também um caminho para pesquisas futuras sobre o assunto. Conclui-se que o hidróxido de cálcio é eficaz para tratamento de infecções intracanais, contudo, salienta-se que outros estudos devem ser intensificados como forma de identificar se tem relação ao que foi encontrado como forma negativa tanto ao benefício como para a associação do hidróxido de cálcio.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1618
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALYSSON FONTENELE DE CASTRO_TCC.pdf804,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.