Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1610
Título: Herança digital: questões emergentes no direito sucessório
Autor(es): Nascimento, Kamila Lima do
Alves, Macelli Minelli
Lima, Glauciane da Silva
Palavras-chave: Herança digital
Redes sociais
Direito autoral
Direito sucessório
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: ALVES, Macelli Minelli; LIMA, Glauciane da Silva. Herança digital: questões emergentes no direito sucessório. 2023. 19f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: Diante da revolução digital que o mundo tem vivenciado, principalmente no que pertine à interação proporcionada a partir do advento das redes sociais, o presente trabalho apresenta, como objetivo central, trazer a baila uma breve e relevante reflexão acerca do que se entende por herança digital, bem como sobre o que acontece aos bens presentes nessas plataformas diante do falecimento dos seus usuários. Enquanto percurso metodológico utilizou-se de pesquisas do tipo bibliográfica e levantamento de dados documentais, uma vez que fora realizada uma revisão de literatura sobre o tema, bem como tomou-se por base as legislações e as jurisprudências aplicadas e cabíveis e os termos e condições das plataformas. Dentre os principais resultados percebeu-se que o Código Civil em vigor (2002), embora não discipline acerca da herança digital nos títulos destinados à parte das sucessões, não apresenta entrave para a inclusão de bens digitais em testamentos. Além disso, ficou evidenciado no levantamento de dados que em se tratando da produção de conteúdo digital, gerador de receita, há ainda pouca informação e muita incerteza sobre como os herdeiros poderiam continuar administrando as mídias sociais e usufruir de sua rentabilidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1610
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLAUCIANE DA SILVA LIMA MACELLE MINELLI ALVES_TCC.pdf323,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.