Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1609
Título: A violência política de gênero como obstáculo para a concretização da participação política de mulheres no legislativo municipal da cidade de Maranguape nas eleições de 2020
Autor(es): Nascimento, Kamila Lima do
Azevedo, Dalila Arruda
Cordeiro, Hebert da Silva
Data do documento: 6-Jun-2023
Citação: AZEVEDO, Dalila Arruda; CORDEIRO, Hebert da Silva. A violência política de gênero como obstáculo para a concretização da participação política de mulheres no legislativo municipal da cidade de Maranguape nas eleições de 2020. 2023. 18f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: Esta pesquisa se dedica a investigação da violência política de gênero no contexto das eleições municipais de 2020 em Maranguape- CE, no intuito de compreender os fatores que obstaculizam o acesso das mulheres ao Poder Legislativo Municipal. Ademais, o trabalho também se propõe a sugerir possibilidades para a minimização da desigualdade de gênero no contexto político da cidade. Para tanto, foram utilizados artigos científicos, legislações pertinentes, entrevistas com as candidatas ao cargo de vereadora, entre outros mecanismos de embasamento da análise realizada. Metodologicamente esta pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, tendo em vista que analisa dados objetivos das entrevistadas e dados estatísticos do Tribunal Regional Eleitoral, assim como elementos subjetivos, a exemplo das experiências relatadas pelas postulandas. Observou-se a partir da realização desta pesquisa, que são inúmeras as formas de violências sofridas por essas mulheres, que vão desde a não associação das mulheres aos espaços de poder até a coação empregada sobre elas a participarem como “laranjas” de candidaturas fraudulentas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1609
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALILA ARRUDA AZEVEDO HEBERT DA SILVA CORDEIRO_TCC.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.