Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1602
Título: O processo de apadrinhamento afetivo na cidade de Maracanaú – Ceará
Autor(es): Vieira, Leonardo Jorge Sales
Leal, Diana Vieira
Lima, Amilcar Ferreira
Palavras-chave: Apadrinhamento Afetivo
Adoção
Criança
Adolescente
Vínculo Familiar
Data do documento: 12-Jun-2023
Citação: LEAL, Diana Vieira; LIMA, Amilcar Ferreira. O processo de apadrinhamento afetivo na cidade de Maracanaú – Ceará. 2023. 32f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: O apadrinhamento significa prover e fomentar a concepção do vínculo afetivo da criança e/ou adolescente com os indivíduos de fora do abrigo ou da família acolhedora onde se encontram, mas que consegue propiciar o direito ao convívio familiar e comunitário e contribuir com o crescimento saudável desta criança/adolescente. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o processo de apadrinhamento na cidade de Maracanaú – Ceará. E especificamente: descrever o processo histórico da adoção no Brasil; identificar os motivos pelos quais o programa de apadrinhamento não está disponível na cidade de Maracanaú – Ceará; verificar como o apadrinhamento afetivo possibilita experiências e referências afetivas. Quanto à obtenção das informações, a pesquisa classifica-se como bibliográfica, através da consulta à literatura sobre o tema, relatórios e estudos e legislação, além de visitas a sites sobre o tema. Conclui-se que a elaboração dos projetos de apadrinhamento possui a finalidade de oferecer a chance dessas crianças e adolescentes institucionalizados gozarem de uma vida distinta aos modelos em que estão sujeitos, inclusive porque na cidade de Maracanaú já consta uma Lei que foi aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade e está em fase de implementação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1602
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMILCAR FERREIRA LIMA DIANA VIEIRA LEAL_TCC.pdf340,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.