Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1601
Título: Responsabilidade afetiva e participativa do genitor na criação dos filhos após a separação
Autor(es): Rabelo, Janaina da Silva
Costa, Ana Clisya da
Sousa, Elaine Cristina Gomes
Palavras-chave: Responsabilidade Afetiva
Criança e Adolescente
Família
Data do documento: 6-Jun-2023
Citação: COSTA, Ana Clisya da; SOUSA, Elaine Cristina Gomes. Responsabilidade afetiva e participativa do genitor na criação dos filhos após a separação. 2023. 32f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: É na família que nasce o pilar da afetividade e da responsabilidade, que contribui para o desenvolvimento dos seus integrantes na sociedade. Desse modo, o trabalho tem como objetivo geral analisar a responsabilidade afetiva e participativa do genitor na criação dos filhos após a separação. E especificamente, analisar os desafios e transformações das mulheres, mães e chefes de família monoparental; mostrar uma evolução histórica do direito da família e a responsabilidade afetiva e participativa do genitor na criação dos filhos após a separação. Quanto ao local de obtenção das informações a pesquisa classifica-se como bibliográfica, através da consulta à literatura sobre o tema, relatórios e estudos e legislação, além de visitas a sítios eletrônicos sobre o tema. Conclui-se que a responsabilidade afetiva consiste no componente criador dos vínculos conjugais e este veio a ter legitimidade jurídica. Nas relações familiares o afeto se torna indispensável para a concepção não só física quanto psíquica do sujeito, que passará no decorrer de sua vida várias experiências que pode vim a ser agradável ou não, visto que os exemplos obtidos na relação familiar são bastante importantes para o desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, é preciso olhar atentamente à realidade das mulheres chefes de família, que entre limites e possibilidades buscam superar a condição de vulnerabilidade social, tanto pelo próprio esforço quanto pela via de políticas sociais públicas, numa sociedade que estabeleça direitos e deveres a todos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1601
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLISYA DA COSTA ELAINE CRISTINA GOMES SOUSA_TCC.pdf352,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.