Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1592
Título: Efeitos da prática da musculação para indivíduos hipertensos: uma revisão bibliográfica na literatura brasileira.
Autor(es): Cavalcante, Jurandir Fernandes
Ferreira, Thiago Batista
Palavras-chave: Exercício Físico
Musculação e Efeitos
Hipertensão
Data do documento: 31-Mai-2022
Citação: FERREIRA, Thiago Batista. Efeitos da prática da musculação para indivíduos hipertensos: uma revisão bibliográfica na literatura brasileira. 2022. 26f. Artigo. (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A prática de exercícios físicos como a musculação pode trazer vários efeitos à saúde. O principal deles diz respeito ao controle da pressão arterial, em especial, para indivíduos hipertensos. Sendo a hipertensão arterial a doença crônica, que atinge cerca de 30% dos brasileiros, responsável por elevar os níveis da pressão sanguínea nas artérias. O estilo de vida saudável com musculação e uma alimentação balanceada podem contribuir consideravelmente como uma boa estratégia não medicamentosa para o controle da hipertensão arterial. Assim, o objetivo deste estudo é identificar quais serão os efeitos que a prática da musculação traz para indivíduos hipertensos. Para atingir este objetivo o desenvolvimento deste trabalho utilizou como metodologia uma revisão integrativa de literatura. Sendo selecionados 5 artigos que trouxeram uma visão sobre a importância da prática de exercícios, como a musculação, para a saúde de indivíduos hipertensos. Através da revisão de literatura concluiu-se que a prática da musculação pode trazer inúmeros benefícios, como: emagrecimento, melhora postural, tônus muscular, combate de doenças metabólicas, controle de comorbidades e redução das chances de problemas cardiovasculares. Assim, diversos pontos complementaram a pesquisa e confirmaram os benefícios para hipertensos na prática da musculação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1592
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO BATISTA FERREIRA_TCC.pdf539,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.