Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1590
Título: O lúdico como estratégia para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho
Maia, Raquel Garcia
Palavras-chave: Lúdico
Transtorno do Espectro Autista
Brincar
Jogos
Data do documento: 6-Abr-2022
Citação: MAIA, Raquel Garcia. O lúdico como estratégia para crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 21f. Artigo. (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A Educação física tem um papel importante na intervenção e contribuição no Transtorno do Espectro Autista. Ao se realizar uma intervenção através da ludicidade, conforme Brites (2020), pode- se possibilitar um melhor desempenho e interação no campo cognitivo, psicomotor e socioafetivo de crianças com TEA. O objetivo geral dessa pesquisa foi avaliar as possibilidades do lúdico como estratégia para o desenvolvimento de crianças com TEA. De forma específica este: Identificou as práticas lúdicas mais efetivas para intervenções no TEA; descreveu as estratégias de ensino mais bem utilizadas; e ainda apontou os aspectos desenvolvidos com as práticas lúdicas. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de abordagem qualitativa, feita a partir de uma revisão integrativa com todos os seus passos. A partir de pesquisa na BVS, selecionou-se 5 artigos, cujos resultados foram analisados em seis categorias: Estudo, Autores/Publicação, Objetivo, Metodologia, Principais resultados e Conclusão. Os principais resultados apontaram que o lúdico promove a socialização, o autocuidado, promovendo experiências importantes, e que o professor contribui efetivamente no processo de ensino e aprendizagem ao escolher e prescrever coerentemente as práticas lúdicas. Concluiu-se que, ao constatar que o autismo está inserido na sociedade, é um tema que precisa ser mais discutido pelos professores de Educação Física, para realização de mediações e intervenções alinhadas às necessidades destas crianças. Viu-se aqui que é preciso uma atuação interdisciplinar, envolvimento e compromisso dos profissionais, onde a seleção dos conteúdos e as estratégias e/ou metodologias abordadas devem estar sempre dentro das necessidades da criança, contando para isso, com o apoio por parte de instituições de ensino e do poder público para o investimento na formação continuada dos professores.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1590
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL GARCIA MAIA_TCC.pdf246,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.