Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1588
Título: Métodos não farmacológicos utilizados no parto humanizado: evidências sobre os cuidados do enfermeiro
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Carneiro, Juliana Rocha Costa
Rodrigues, Selma Maria Silva
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Parto humanizado
Terapia complementar
Prática Baseada em Evidência
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: CARNEIRO, Juliana Rocha Costa; RODRIGUES, Selma Maria Silva. Métodos não farmacológicos utilizados no parto humanizado: evidências sobre os cuidados do enfermeiro. 2023. 46f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O parto normal é a melhor forma de promover o nascimento natural mais seguro e eficaz, e com menores intervenções possíveis, tanto para parturiente, quanto para o bebê. No entanto, a dor do parto faz parte desse momento, e o enfermeiro pode estar usando os Métodos Não Farmacológicos (MNFs) para amenizar esse desconforto, pois estes podem auxiliar no alívio da dor durante o trabalho de parto, bem como, promover uma sensação de bem-estar, satisfação e diminuir o stress, tornando assim, esse processo menos doloroso e tenso. Portanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar as evidências científicas sobre os métodos não farmacológicos utilizados no parto humanizado com foco nos cuidados de enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI) realizada entre fevereiro e maio de 2023, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), em Fortaleza-Ceará-Brasil. Os resultados resultaram em 25 publicações, das quais, 21 (85%) estavam na LILACS, 25 (100%) no idioma português, oito (31%) publicados em 2019, as revistas Acta Paulista, Brasileira de Enfermagem, Rene e Gaúcha, apresentaram três (12%) publicações cada, sobressaíram os estudos descritivos e nível de evidência VI, com 10 (38%) da amostra. Por similaridade, foram construídos dois enfoques temáticos, a saber: 1. Assistência de enfermagem no parto humanizado em uso dos Métodos não farmacológicos para alívio da dor, estresse e ansiedade e 2. Aspectos facilitadores e dificultadores da humanização do parto. A 1a categoria apresentou-se em 10 (40%) artigos, e destacaram-se os seguintes cuidados: mudança de decúbito, exercícios respiratórios, relaxamento muscular, massagem lombos sacral, bola de Bobat, deambulação, banho de chuveiro ou imersão, dentre outros. E a categoria 2, registraram e analisaram os fatores facilitadores (mais autonomia e conhecimento de boas práticas) e dificultador (falta de apoio dos gestores). Conclui-se que os MNFs têm sido uma estratégia eficaz e segura para o alivio de desconfortos da parturiente durante o trabalho de parto, sendo o enfermeiro o profissional, que faz uso dessas técnicas prestando uma assistência humanizada embasada num conhecimento científico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1588
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA ROCHA COSTA CARNEIRO SELMA MARIA SILVA RODRIGUES_TCC.pdf461,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.