Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1581
Título: Uma possível reversão do diabetes mellitus 2 através de exercícios físicos: uma revisão integrativa.
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Sarmento, Mario Pedro
Palavras-chave: exercício físico
diabetes mellitus tipo 2
Data do documento: 22-Jun-2022
Citação: SARMENTO, Mario Pedro. Uma possível reversão do diabetes mellitus 2 através de exercícios físicos: uma revisão integrativa. 2022. 17f. Artigo. (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O diabetes é uma doença metabolica caracterizada pela hiperglicemia persistente, resultante de defeitos na secreção de insulina, na ação de insulina, ou em ambas. objetivo desse estudo foi investigar se o exercício predominante aeróbio é mais eficaz que o exercicio resistido na resistência à insulina e,ou uma possível reversão do diabetes mellitus tipo 2, os estudos que identificam quais os fatores determinantes para o controle da glicemia em pacientes com diabetes mellitus 2 na resistência a insulina, qual seria o melhor tipo de exercício físico para a reducção da resistência à insulina em diabetes mellitus tipo 2, A pesquisa parte de uma necessidade de saúde pública onde o aumento de pessoas com diabetes relacionadas ao sedentarismo,dietas inadequadas e perdendo a qualidade de vida por inatividade física. Esta revisão integrativa teve suas buscas de dados eletrônicos no PUBMED, entre o período de março de 2021.os principais resultados apontam que os exercícios aerobios e intervalados de alta intensidade(HIIT) tem uma influência positiva no controle glicêmico na resistência insulinica nos diabetes mellitus tipo2 e que o exercício intervalado é mais eficaz no controle da glicemia e na resistência a insulina.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1581
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIO PEDRO SARMENTO - TCC.pdf283,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.