Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1579
Título: Os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nos atendimentos ao covid-19 em unidade de terapia intensiva: revisão narrativa
Autor(es): Almeida, Arisa Nara Saldanha de
Holanda, Adelianny Lima
Melo, Tatiany Martins de
Palavras-chave: COVID-19
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Desafios
Data do documento: 21-Jan-2023
Citação: HOLANDA, Adelianny Lima; MELO, Tatiany Martins de. Os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nos atendimentos ao covid-19 em unidade de terapia intensiva: revisão narrativa. 2023. 24f. Artigo (Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pandemia causada pelo virus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, representou um desafio imensurável para os profissinais e trabalhadores da saúde e sem dúvidas para o sistema de saúde mundial. O objetivo desse trabalho é explorar e sintetizar desafios enfrentados pelos profissionais de saúde associados à assistência intensiva aos pacientes críticos com COVID-19. Realizamos uma revisão narrativa de literatura, baseada nos desafios dos profissionais de saúde intensivistas para a prática assistencial ao paciente crítico com COVID-19, considerando artigos indexados publicados de janeiro de 2020 a setembro de 2022, nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), coletamos dados de janeiro de 2020 a setembro de 2022. Dentre os principais desafios a serem enfrentados pelas equipes de unidades de terapia intensiva (UTI), evidenciados pela literatura, foram sintetizados: o conhecimento sobre a covid-19, o diagnóstico da doença, o uso de equipamentos de proteção individual, o cuidado com risco de contaminação, o impacto psicológico, risco no manejo de paciente em unidade de terapia intensiva e manejo do óbito. Atualmente o conhecimento sobre a COVID-19 se mantém cheio de lacunas, o que configura mais um desafio que enseja a necessidade de pesquisas e estudos sobre o assunto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1579
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADELIANNY LIMA HOLANDA TATIANY MARTINS DE MELO_TCC.pdf702,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.