Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1578
Título: Situação alimentar de crianças de 0 a 2 anos acompanhadas na atenção primária à saúde
Autor(es): Oliveira, Francisco Ariclene
Santos, Daiana Maria dos
Secundo, Debora Ferreira
Palavras-chave: Saúde da Criança
População Infantil
Nutrição Infantil
Estratégia Saúde da Família
Primária à Saúde
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: SANTOS, Daiana Maria dos; SECUNDO, Debora Ferreira. Situação alimentar de crianças de 0 a 2 anos acompanhadas na atenção primária à saúde. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A alimentação nos primeiros anos de vida tem papel fundamental para que ocorra um desenvolvimento e crescimento adequado. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que a criança deve ser alimentada, exclusivamente, com leite materno até os 6 meses de idade, haja vista que essa prática alimentar, tem impacto positivo na sobrevida e na saúde nessa fase e posteriormente na vida adulta. Objetivou-se conhecer a situação alimentar de crianças de 0 a 2 anos acompanhadas na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa (RN). A pesquisa foi estruturada adotando os seguintes passos: 1a Fase: elaboração da pergunta norteadora; 2a Fase: busca ou amostragem na literatura; 3a Fase: coleta de dados; 4a Fase: análise crítica dos estudos incluídos; 5a Fase: discussão dos resultados; e 6a Fase: apresentação da revisão. Conforme os pressupostos estabelecidos, realizou-se um levantamento bibliográfico no período de 29 e 30 de maio de 2023. A investigação ocorreu por meio da plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online), utilizando-se os seguintes descritores em português: Saúde da Criança; População Infantil; Nutrição Infantil; Estratégia Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde. Resultados: A literatura é consensual em afirmar que o aleitamento materno pode desempenhar um papel importante na melhora da nutrição, educação e saúde da mãe e do bebê. Os resultados permitiram perceber que a participação familiar na amamentação é desafiadora, configurando como uma necessidade de reavaliação das práticas dos profissionais de saúde, assim como do Ministério da Saúde, tendo que ser motivada em todas as ações referentes à promoção e proteção do aleitamento materno. Consideraçõe: No presente estudo, o conhecimento sobre as vantagens da amamentação para a família, bem como sobre as iniciativas do Ministério da Saúde, implantadas nas unidades de Atenção Básica à Saúde, para apoiar e promover a amamentação, são meios de prevenção da saúde materno-infantil e aumento dos laços afetivos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1578
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANA MARIA DOS SANTOS DEBORA FERREIRA SECUNDO_TCC.pdf311,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.