Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1575
Título: Assistência de enfermagem a pacientes idosos com sinais de depressão em residência terapêutica
Autor(es): Martins, Isabella Costa
Matos, Daniele da Silva
Rocha, Caroline Braga
Palavras-chave: Depressão
Idosos
Residência Terapêutica
Enfermagem
Data do documento: 22-Jun-2023
Citação: MATOS, Daniele da Silva; ROCHA, Caroline Braga. Assistência de enfermagem a pacientes idosos com sinais de depressão em residência terapêutica. 2023. 31f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Com o aumento da longevidade do ser humano, combinado com o acréscimo populacional que ocorreu nas últimas décadas, a quantidade de pessoas idosas também sofreu grande elevação. Devido ao avançar da idade, o ser humano torna-se mais frágil, tanto de forma fisiológica quanto psicológica, consequência essa que o torna suscetível de ser acometido com mais facilidade por algumas patologias. No caso em particular, cabe a partição sobre a incorrência de sintomas depressivos em idosos, que podem acontecer por motivos multivariados. Dito isso, esse estudo se propôs a verificar a importância da assistência de enfermagem ao paciente idoso com sinais depressivos, que esteja institucionalizado em residência terapêutica. Cuidar da saúde do idoso é uma tarefa que dispende certa complexidade, principalmente se for tratamento relacionado a fatores psicológico, demandando assim uma assistência à saúde acolhedora, a qual consiga estabelecer com o paciente um vínculo de confiança na aceitação do tratamento. Metodologicamente, o estudo é uma revisão bibliográfica, sendo o problema da pesquisa compreendido por meio de uma abordagem qualitativa, para, a partir disso, produzir uma caracterização dos fenômenos que incidem sobre o problema. Como resultado, foi verificado que a assistência de enfermagem a pacientes idosos com sinais de depressão perfaz uma medida curativa que transcende a mera identificação clínica da patologia e sua posologia medicamentosa. Ademais, observou-se que a importância da humanização da promoção à saúde dessa faixa etária da população que é circunscrita de fragilidades e deficiências, sejam de ordem fisiológica e/ou econômica. Concluiu-se que o cuidado de enfermagem ao público idoso com sinais de depressão, em razão da patologia que os acomete, demanda uma métrica de particularidade no fornecimento tanto do tratamento quanto da atenção que o profissional de enfermagem deve disponibilizar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1575
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE BRAGA ROCHA DANIELE DA SILVA MATOS_TCC (2).pdf622,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.