Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1572
Título: O papel do profissional de educação física na preparação da gestante para o parto – uma revisão integrativa
Autor(es): Feitosa, Bruno Policarpo
Arruda, Andrezza Regina Araripe
Santos, Jhon Edy Freire dos
Palavras-chave: Gestação
Exercício Físico
Profissional de Educação Física
Data do documento: 24-Mai-2023
Citação: ARRUDA, Andrezza Regina Araripe; SANTOS, Jhon Edy Freire dos. O papel do profissional de educação física na preparação da gestante para o parto – uma revisão integrativa. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Educação Física – Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O profissional de Educação Física pode realizar uma série de atividades e intervenções para auxiliar na preparação física e emocional da gestante durante a gestação, haja vista que durante esse período, o corpo passa por diversas alterações hormonais e fisiológicas. Objetiva-se então, com essa pesquisa, verificar a relevância do profissional de Educação Física na preparação da gestante para o parto. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura disponível. Foi utilizado o sítio eletrônico PumMed, a partir dos seguintes descritores: “Profissional de Educação Física e gestação”; “Exercício físico e gravidez”; “Professional Physical Education and pregnancy”; “physical exercise and pregnancy”. Os principais resultados das pesquisas apontam que o profissional de Educação Física pode desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento dessas possíveis complicações, por meio de atividades físicas específicas, treinamento de resistência muscular e técnicas de relaxamento que visam um melhor controle de gordura e promover a saúde geral da gestante e do feto, além da preparação física e emocional ser fundamental para ajudar a gestante a enfrentar as mudanças corporais e psicológicas que ocorrem nesse período, melhorando suas interações psicossociais e reduzindo o estresse e a ansiedade. Isso pode ser alinhado para a conclusão de uma gestação mais tranquila e positiva, bem como para uma recuperação pós-parto mais rápida e eficaz. Concluiu-se que é essencial que a gestante tenha acompanhamento de um profissional de Educação Física especializado em gestantes desde o início ao fim da gravidez. Por fim, o profissional pode orientar a gestante sobre a importância do acompanhamento médico e obstétrico durante todo o processo de gestação, garantindo que ela receba os cuidados necessários e o suporte adequado para uma gestação segura e saudável.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1572
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHON EDY FREIRE DOS SANTOS ANDREZZA REGINA ARARIPE ARRUDA_TCC.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.