Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1568
Título: Fake news sobre as vacinas e seus impactos na saúde pública: análise documental
Autor(es): Marques, Juliana Freitas
Ribeiro, Brendo Campos
Silva, Deysiane Gonçalves da
Palavras-chave: Fake News
Programa Nacional de Imunização
Vacinação
Epidemiologia
Cobertura vacinal
Educação em saúde
Atenção primária
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: RIBEIRO, Brendo Campos; SILVA Deysiane Gonçalves da. Fake news sobre as vacinas e seus impactos na saúde pública: análise documental. 2023. 34f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A vacinação é uma das medidas capazes de produzir resultados positivos na prevenção de muitas doenças, porém, a propagação de notícias falsas sobre as vacinas, especialmente sobre a sua segurança e sua eficácia, pode minar a disposição da população em seguir orientações e tomar as medidas de precaução comprovadas. O impacto das fakes news sobre a vacinação gera um grande problema de saúde pública, pois além de afetar a cobertura vacinal, promove desinformação e aumenta a vulnerabilidade da população às doenças imunopreviníveis. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo: analisar reportagens veiculadas na mídia brasileira sobre fake news relacionadas as vacinas do Programa Nacional de Imunização. Com o acesso à informação correta e o desenvolvimento do senso crítico, a população poderá distinguir quando surgir uma falsa notícia sobre a vacinação, mesmo sendo levantada por pessoas que possuem uma grande influência na sociedade. A desinformação leva a hesitação vacinal e este é um desafio para os esforços de controle de doenças e tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. Foi realizado um estudo do tipo pesquisa documental. Foram selecionadas matérias veiculadas em dois veículos de grande circulação brasileiros: Folha de São Paulo e O Estadão. A busca se deu nos sites dos jornais utilizando as palavras-chave: vacinas ou imunobiológicos e notícia falsa ou fake News, assim, foram selecionadas para compor a análise documental 95 reportagens, sendo 31 publicações da Folha de São Paulo e 64 publicações do Estadão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1568
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDO CAMPOS RIBEIRO DEYSIANE GONÇALVES DA SILVA_TCC.pdf478,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.