Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1566
Título: Consequências do uso excessivo de telas para o desenvolvimento infantil durante a pandemia de covid-19: uma revisão integrativa
Autor(es): Benevides, Jessica Lima
Maciel, Iohana Freitas
Vasconcelos, Bianca Matos de
Palavras-chave: Tempo de tela
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Pandemia
COVID-19
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: MACIEL, Iohana Freitas; VASCONCELOS, Bianca Matos de. Consequências do uso excessivo de telas para o desenvolvimento infantil durante a pandemia de covid-19: uma revisão integrativa. 2023. 36f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O uso de telas está cada vez mais presente nas rotinas de crianças e adolescentes, sobretudo nos anos iniciais da primeira infância e principalmente durante e após a pandemia por COVID-19. Consequências e danos no desenvolvimento infantil podem ser afetados por esse excesso de telas, tais eles como televisão, tablets e celulares. O objetivo desse artigo é analisar as evidências científicas acerca dos impactos do tempo excessivo de telas no desenvolvimento infantil durante a pandemia COVID-19. Foi realizada uma revisão integrativa (RI), de fevereiro a junho de 2023, nas bases de dados Literatura latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e PUBMED/MEDLINE, com amostra final de 12 artigos coletados. Diante das evidências organizou-se em quatro categorias, a destacar: 1) O uso de telas e o tempo de atividade física diária relacionado a obesidade/sobrepeso; 2) Relação entre o tempo de telas dos pais/responsáveis com o uso de mídias pelos filhos; 3) Relação entre o tempo de tela e o impacto no sono e 4) Impactos diversos do excesso de tela durante a pandemia de covid-19. Com isso, concluiu-se que há consequências significativas causadas pelo tempo de tela, principalmente durante a pandemia COVID-19, que trouxe consigo uma nova realidade que as crianças passaram a ter mais tempo frente as telas, ocasionando a diminuição de atividades físicas, obesidade, mudança no comportamento social, emocional, cognitivo, maior irritabilidade e até alterações no sono das crianças. Além disso, foi evidenciado a importância do monitoramento e do controle do tempo de uso de telas para diminuir os impactos no desenvolvimento infantil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1566
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA MATOS DE VASCONCELOS IOHANA FREITAS MACIEL_TCC.pdf433,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.