Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1565
Título: Musculação e periodo gestacional: sua relação de causa e efeito
Autor(es): Costa, Roberta Oliveira da
Cruz, Geskais Lady da
Palavras-chave: Exercício Físico
Musculação
Gestação
Data do documento: 17-Nov-2022
Citação: CRUZ, Geskais Lady da. Musculação e periodo gestacional: sua relação de causa e efeito. 2022. 21f. Artigo. (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A prática da musculação é recomendada para gestantes por apresentar diferentes benefícios, nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, além da redução dos riscos e complicações tanto para progenitora como para o feto em crescimento. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar quais os efeitos e causas da prática da musculação no período gestacional. Conduzido por meio de um estudo uma de revisão integrativa realizada no período de agosto e novembro de 2022, utilizando base de dados google acadêmico. Para essa pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: musculação, treinamento de força, Gestação e Gravides. Assim, foram incluídos artigos originais de pesquisa com seres humanos, com publicação do ano de 2015 a 2022, nos idiomas, inglês e português. O processo de seleção dos artigos deu-se a partir dos seguintes passos: leitura do título dos artigos; análise dos títulos resumos dos artigos; organização e ordenação dos estudos identificados; leitura dos artigos na íntegra, apresentando uma amostra final de 3 estudos. Assim, foram coletadas as seguintes variáveis: objetivos do estudo; metodológica, principais resultados e conclusões. Os principais resultados, evidenciam que prática da musculação oportuniza condições benéficas no período gestacional como controle de peso, controle da pressão arterial, uma melhor condição da estabilidade postural, diminuição de abortos espontâneos, nascimento prematuros, bem como diminuição do estresse que podem estar interligados a grande produção de liberação de hormônios como cortisol. Contudo, podemos concluir que a prática da musculação atua como um fator efetivo para a construção de uma gravidez saudável, quando conduzida com uma orientação adequada as necessidades da gestante, relacionando os diferentes tipos de exercícios e suas intensidades, respeitando os princípios da individualidade, como seus limites fisiológicos, ou suas condições patológicas e psicológicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1565
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESKAIS LADY DA CRUZ_TCC.pdf864,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.