Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1558
Título: Sífilis gestacional em adolescentes e a atuação do enfermeiro na atenção básica: revisão narrativa
Autor(es): Marques, Juliana Freitas
Cirilo, Maiara Mendes
Costa, Maria Larissa de Vasconcelos
Palavras-chave: Sífilis
Atenção básica
Cuidado Pré-natal
Cuidado de Enfermagem
Gravidez na adolescência
Data do documento: 22-Jun-2023
Citação: CIRILO, Maiara Mendes; COSTA, Maria Larissa de Vasconcelos. Sífilis gestacional em adolescentes e a atuação do enfermeiro na atenção básica: revisão narrativa. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Sífilis gestacional (SG) é a infecção causada pela bactéria treponema pallidum, sendo assim denominada quando seu diagnóstico é confirmado durante a gestação. Sua detecção se dá por meio de exames solicitados na primeira consulta de enfermagem do pré-natal, nas unidades de atenção básica. A maioria das gestantes diagnósticas com sífilis se apresenta assintomática e sem história previa de infecção ou tratamento, sendo diagnosticada na fase latente indeterminada da doença. Gestantes adolescentes diagnosticadas com sífilis gestacional representa grande preocupação para a saúde, pois muitas adolescentes não entendem a gravidade da doença e não aderem ao tratamento, além da dificuldade de também tratar o parceiro. Nesse cenário, o enfermeiro vai atuar realizando o diagnóstico precoce e orientando as gestantes adolescentes sobre a infecção e importância do tratamento, além de buscar estratégias para melhora a adesão da adolescente, diminuindo, assim, o risco de sífilis congênita. Com isso, o estudo tem como objetivo conhecer, por meio de revisão narrativa, a atuação do enfermeiro no cuidado de adolescentes com sífilis gestacional na atenção básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utilizou a revisão narrativa como tipo de estudo. Foram realizadas pesquisas de artigos na LILACS, SCIELO e PUBMED. Foi evidenciado através da leitura dos artigos que a sífilis gestacional é um problema de saúde pública, onde sua gravidade se dá pelo fato de que, pode evoluir para sífilis congênita, ocasionando um aumento na taxa de morbimortalidade fetal e perinatal em gestantes portadoras de sífilis. Concluindo-se que a atuação do enfermeiro está diretamente relacionada com a prevenção, captação precoce, e manejo do tratamento correto. Tais ações são possíveis através de um pré-natal precoce e de qualidade. Abrangendo a gestante em sua integralidade e individualidade. Portanto, ainda são necessárias melhorias na qualidade da assistência pré-natal, na disponibilidade de testes rápidos e meios para realização do tratamento adequado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1558
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIARA MENDES CIRILO MARIA LARISSA DE VASCONCELOS COSTA_TCC.pdf369,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.