Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1556
Título: Futebol como instrumento de desenvolvimento psicomotor infantil: revisão integrativa
Autor(es): Feitosa, Bruno Policarpo
Maia, Claudio Vitor Silva
Silva, Antonia Lia Uchoa da
Palavras-chave: Futebol
Psicomotor
Infância
Data do documento: 24-Mai-2023
Citação: MAIA, Claudio Vitor Silva; SILVA, Antonia Lia Uchoa da. Futebol como instrumento de desenvolvimento psicomotor infantil: revisão integrativa. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O futebol é o esporte mais popular no Brasil e no mundo, sendo a modalidade reconhecida por inúmeros benefícios proporcionados aos seus praticantes. O esporte se destaca por ser instrumento para o desenvolvimento humano e auxilia tanto na formação de cidadãos de responsabilidades, competências e habilidades quanto no incentivo à promoção à saúde. Objetiva-se identificar se o futebol pode ser usado como instrumento de desenvolvimento psicomotor infantil. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa e para a pesquisa foram usados os seguintes descritores: futebol, psicomotricidade e infância. A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio de 2023, utilizando o Google Acadêmico configurado para busca no período de 2013 a 2023, nos idiomas inglês, espanhol e português, excluindo patentes e citações. Após triagem, foram incluídos 5 estudos nesta revisão. Para a análise de dados as variáveis coletadas foram organizadas no excel e apresentadas num quadro com características. Os principais resultados apontam resultados gerais positivos na relação do futebol como instrumento para desenvolvimento psicomotor infantil. Através da análise dos estudos ficou notório que o futebol é capaz de manifestar e aprimorar habilidades corporais, cognitivas, afetivas e sociais, cabendo a reflexão aos prejuízos que a especialização precoce pode acarretar ao desenvolvimento das crianças. Conclui-se que o futebol influencia na evolução gradativa do repertório motor. Além disso, a evolução pode ser mais acentuada através da combinação da modalidade com a maturação do indivíduo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1556
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA LIA UCHOA DA SILVA CLAUDIO VITOR SILVA MAIA_TCC.pdf300,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.