Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1551
Título: Levantamento de dados epidemiológicos relativos à ocorrências da doença de haff no brasil.
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Trindade, Kauana Gomes
Palavras-chave: Rabdomiólise
Ingestão de alimentos
Surtos
Relatos de casos
Boletins informativos
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: TRINDADE, Kauana Gomes. Levantamento de dados epidemiológicos relativos à ocorrências da doença de haff no brasil. 2021. 18f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A doença de Haff conhecida como “doença da urina preta” é uma síndrome que consiste em rabdomiólise. Uma possível causa dessa doença, envolve uma toxina biológica termoestável desconhecida, que se acumularia no alimento implicado. Entretanto, essa toxina não foi identificada. Essa proteína tóxica, sem sabor ou odor incomum, seria a causa da rabdomiólise, da disfunção renal e de anormalidades da coagulação, lesando o fígado, o sistema respiratório e o trato gastrintestinal. Pacientes com esta condição relataram que comeram peixe em média nas últimas 24 horas antes do início dos sintomas. Este trabalho tem como objetivo a realização de um levantamento dos dados disponíveis sobre ocorrências da doença de Haff no Brasil. O presente estudo trata-se de um levantamento de dados epidemiológicos relativos as ocorrências/surtos/morte da doença de Haff nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, no período de 2016 até o mês de outubro de 2021, realizado a partir de reportagens ou boletins epidemiológicos disponibilizados pelas Secretarias de Estado da Saúde de maneira online. Foram registrados 215 casos envolvendo a Doença de Haff no período estudado, sendo que cinco chegaram a óbito. Os estados brasileiros que registraram casos foram: Amazonas, Bahia, Ceará, Pará e Goiás. Os óbitos envolveram especificamente o consumo dos seguintes alimentos: peixe da espécie Seriola spp, conhecido como arabaiana ou "olho de boi", com um caso em Pernambuco; um caso em Salvador e outro em Vera Cruz (Bahia); peixe conhecido como tambaqui (Colossoma macropomum) com um caso em Itacoatiara (Amazonas) e houve um óbito pelo consumo de um peixe que a espécie não foi informada, em Santarém (Pará). Os sintomas que mais predominaram foram: extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência, perda de força em todo o corpo, urina escura associada à elevação sérica de creatinofosfoquinase. A população brasileira deve estar atenta sobre os episódios da Doença de Haff. Como não se sabe exatamente a causa da intoxicação pelos peixes, deve-se atentar ao estado de higiene do local que serão consumidos esses alimentos, principalmente nos estados com relatos de ocorrência e com as espécies envolvidas com os óbitos. Além da identificação dos sintomas para a procura rápida pelo serviço de saúde para se evitar ao máximo os danos renais e óbitos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1551
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAUANA GOMES TRINDADE - TCC.pdf427,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.