Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1550
Título: Construção de um folder educativo para promoção do aleitamento materno após o retorno da mãe ao trabalho
Autor(es): Nogueira, Antonio Adriano da Rocha
Barbosa, Barbara Maria Pereira
Palavras-chave: Amamentação
Enfermagem
Desmame precoce
Leite materno
Puerpério
Trabalho
Data do documento: 29-Jun-2023
Citação: BARBOSA, Barbara Maria Pereira. Construção de um folder educativo para promoção do aleitamento materno após o retorno da mãe ao trabalho. 2023. 28f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A amamentação segue sendo uma das fontes de alimentação mais rica que temos, assim como também a que mais nos protege no início da vida. Apesar de trazer inúmeros benefícios tanto para mãe quanto para o bebê, o desmame precoce no Brasil cresce mais a cada dia. Estima-se que o tempo médio de amamentação é entre 1 a 4 meses, quando não interrompido antes disso, sendo que o recomendado é amamentação exclusiva até os 6 meses. Mas um dos motivos que mais causam o desmame precoce é a volta ao trabalho, então visando desencorajar e informar as alternativas para manter a amamentação. Objetivo: Descrever o processo de construção de um folder educativo para promoção do aleitamento materno após a puérpera retornar ao trabalho. Metodologia: trata-se de um estudo metodológico, que retrata as etapas de fundamentação, construção e validação de uma tecnologia. Sendo ela, subdividida em etapas: seleção do conteúdo, construção e produção. Resultado: percebeu-se que existe duas causas básicas para o desmame precoce, sendo a primeira o mito de que leite materno é fraco e insuficiente na alimentação dos bebês. Já a segunda causa, está atrelada a volta ao trabalho após os seis meses. O folder tem como objetivo principal conversar com essas puérperas que estão voltando ao trabalho e não sabem como continuar a amamentação mesmo estando longe do bebê por um longo período de tempo. Conclusão: Conclui-se que o que falta para essas mulheres é informação. Um direcionamento de como podem continuar a amentar seus filhos, sem precisar abdicar disso, sendo por conta do trabalho ou demais fatores. A falta de informação dessas puérperas corrobora para esse desmame e se não for combatido, a taxa de desmame só vai aumentar mais com passar dos anos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1550
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA MARIA PEREIRA BARBOSA- tcc.pdf825,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.