Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1549
Título: Evidências científicas sobre os cuidados de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus gestacional
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Araújo, Maria Beatriz Alves de
Farias, Pâmella Guimarães
Palavras-chave: Enfermagem
Diabetes Mellitus
Gravidez
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: ARAÚJO, Maria Beatriz Alves de; FARIAS, Pâmella Guimarães. Evidências científicas sobre os cuidados de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus gestacional. 2023. 38f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) acomete um número grande de mulheres em todo o mundo, por isso, a mulher grávida necessita ser acompanhada por profissionais de saúde, e destaca-se o enfermeiro, por ter um papel de grande relevância na identificação do DMG, orientando na escolha do tratamento mais adequado e sobre as causas e os meios de conviver de forma saudável com essa doença. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os cuidados de enfermagem à pessoa com diabetes mellitus gestacional, evidenciados na literatura científica nacional e internacional. Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI) realizada de fevereiro a maio de 2023 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e PUBMED/MEDLINE. A amostra resultou em 10 artigos, e destes verificou-se que: quatro (40%) foram publicados no ano de 2020, oito (80%) pertenciam a LILACS, oito (80%) estavam na língua portuguesa, três (30%) pertenciam a Revista Brasileira de Enfermagem, os estudos transversais estavam em três (30%) publicações e o nível de evidência predominante foi o VI. Diante das evidências, pode-se organizar os assuntos em duas categorias temáticas: 1) Atribuições do enfermeiro nos cuidados assistenciais ao DMG e 2) Orientações e ações de educação em saúde a pessoa com DMG. A 1a categoria apresentada em sete (70%) artigos, destacou: aplicação de um checklist de cirurgia segura; identificação e classificação dos fatores de risco associados à gravidez; controle glicêmico associado à dieta, atividade física e ao tratamento medicamentoso, dentre outros. Na 2o categoria, os cuidados evidenciados em seis (60%) publicações foram: orientação e instrução para o aprendizado das gestantes no uso do medidor de glicose; potencialização do diálogo com as pacientes no cotidiano hospitalar; acolhimento dos sentimentos contraditórios despertados pelo diagnóstico, dentre outros. Concluiu-se que o enfermeiro acompanha a gestante por meio de intervenções assistenciais e educativas, dando ênfase à educação em saúde devido ao seu potencial de promover o autocuidado, que se reflete diretamente na adesão das gestantes aos esquemas terapêuticos e preventivos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1549
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA BEATRIZ ALVES DE ARAÚJO PÂMELLA GUIMARÃES FARIAS_TCC.pdf826,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.