Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1548
Título: O significado da participação da família no acompanhamento ao idoso junto ao processo de internação hospitalar
Autor(es): Costa, Jane Meyre Silva
Barroso, Maria Tatiana Cardoso
Mendes, Paloma Soares
Palavras-chave: Idoso
Internação Hospitalar
Serviço Social
Data do documento: 3-Abr-2023
Citação: BARROSO, Maria Tatiana Cardoso; MENDES, Paloma Soares. O significado da participação da família no acompanhamento ao idoso junto ao processo de internação hospitalar. 2023. 29f. Projeto de Pesquisa (Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O aumento da população idosa nos últimos anos traz consigo um aumento significativo das vulnerabilidades, assim como de doenças crônicas, que podem comprometer a capacidade funcional desses indivíduos que já é comprometida com o processo de envelhecimento. Frente a isso, existe a necessidade da internação hospitalar e do apoio da família, consiste em momento crítico para o paciente apresentando-se como um momento delicado em sua vida. Dessa forma, apresentamos como Objetivo Geral compreender o significado da participação da família no acompanhamento ao idoso junto ao processo de internação hospitalar. E como Objetivos Específicos: Descrever os desafios da pessoa idosa na ausência do acompanhante familiar no contexto de hospitalização; descrever a partir dos relatos de experiência em estágios supervisionados a relação da família no cuidado ao idoso internado; e desenvolver sobre as políticas de proteção ao idoso. No que tange a metodologia, a presente pesquisa foi pautada por uma abordagem qualitativa, partindo de um relato de experiência e pesquisa bibliográfica, fazendo uso de autores que contribuíram com a temática. Por fim, concluímos a partir do que trouxemos, a importância da família no processo de internação para melhor acolhida do paciente e cuidado, assim como do assistente social, e que este em exercício de sua função, tenha bastante compreensão em relação à questão social da velhice, e a necessidade do vínculo familiar e participação da família no processo de internação. Se faz necessário que este profissional esteja sempre em concordância com o projeto ético-político, com base nas dimensões teórico metodológico, técnico operativa e ético política.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1548
Aparece nas coleções:Políticas Públicas e Gestão Social Centro - Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA TATIANA CARDOSO BARROSO PALOMA SOARES MENDES_TCC.pdf142,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.