Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1538
Título: A influência do catolicismo na educação brasileira: um estudo bibliográfico exploratório
Autor(es): Silva, Angelina do Nascimento
Nogueira Neto, José Gonçalves
Silva, Talita Monteiro da
Palavras-chave: Catolicismo
Educação
Estado
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: NOGUEIRA NETO, José Gonçalves; SILVA, Talita Monteiro da. A influência do catolicismo na educação brasileira: um estudo bibliográfico exploratório. 2023. 41f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Cascavel, 2023.
Resumo: O ano de 1549 foi o ano em que se introduziu a Catequese Romana no Brasil, assim como a religião Católica, isso se deu através dos padres de ordem Jesuíta. Os primeiros a receberem “as aulas de catequese” foram os povos indígenas que aqui habitavam, catequese essa, que sempre foi associada fortemente a três ramificações importantes para formação humana: a igreja, a família e a escola. Desta forma, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender a relação entre o catolicismo a educação no Brasil. Desde 1500, diversos fatos históricos ocorreram e a Igreja Católica por sua força e por sua influência sempre esteve presente em meio aos acontecimentos do país. Esses mais de 500 anos, foram o suficiente pra gerar mudanças significativas na religião católica. Azevedo (2002), destaca que, o resultado da junção das religiões dos povos europeus, africanos e indígenas resultaram em um sincretismo religioso definido como afro-católico-espírita, o que mesmo assim, não atrapalhou os planos da expansão católica no novo mundo, onde sempre esteve muito ligada ao estado principalmente através da educação. Participaram da pesquisa as seguintes estratégias de busca "catolicismo no Brasil" e "educação no Brasil" no seguinte período de pesquisa de fevereiro a junho de 2023, sendo utilizados 9 estudos como o número de amostras, sendo que esses dados foram apresentados em forma de tabelas. Ao chegar à fase de resultados e discussões, encontramos evidências claras e positivas em relação a todos os estudos utilizados. Os mesmos detinham informações já apresentadas ao longo da revisão de literatura, como o fato da existência de grupos proressistas na Igreja, sempre ligados a causas populares, além de a Igreja Católica sempre procurar catequizar seus fiéis se utilizando de vários métodos no decorrer do tempo. Concluímos, portantoque, a educação e catolicismo no Brasil andaram juntas de forma formal e informal nestes 523 anosde história, o que se deve a aproximação da igreja com o Estado, durante os períodos: colonial (1500-1808), monárquico (1808-1889) e republicano (1889-atualidade).
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1538
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ GONÇALVES NOGUEIRA NETOTALITA MONTEIRO DA SILVA_TCC.pdf447,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.