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Título: O processo de alfabetização das crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Silva, Angelina do Nascimento
Moraes, Bruna Kelly Miranda de
Souza, Jéssica Monteiro Carneiro de
Palavras-chave: TEA
Alfabetização
Aprendizagem
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: MORAES, Bruna Kelly Miranda de; SOUZA, Jéssica Monteiro Carneiro de. O processo de alfabetização das crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Cascavel, 2023.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atualmente tem ganhado destaque no cenário educacional. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que interfere na comunicação, na linguagem, na interação e no comportamento social de indivíduos com esse transtorno. O mesmo tem ocasionado debates nas mídias sociais, nos meios acadêmicos e nas instituições de ensino que atuam diretamente com esse público. Nos últimos anos tem crescido bastante o número de crianças diagnosticadas com TEA e sua inserção em sala de aula a cada dia tem sido um desafio. Nesse sentido, o presente estudo busca aprofundar nossas reflexões sobre a inserção e inclusão das crianças com autismo nas escolas. Para tanto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o processo de alfabetização das crianças com TEA no âmbito escolar. Para embasar nossas reflexões, realizamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Diante de nossas leituras e discussões, podemos destacar que o processo de alfabetização é um processo complexo e desafiador, necessitando desta forma que haja formações continuadas e qualificadas que preparem o educador para atender as necessidades das crianças com TEA, garantindo a inclusão escolar e uma educação de qualidade. Ressaltamos ainda a contribuição da ludicidade e do uso de materiais concretos para a assimilação e acomodação dos conhecimentos pela criança. Acreditamos ser de suma importância, investimento em capacitação de profissionais que atuam na área da educação, bem como dos que ainda estão em formação voltados para atenção as particularidades das crianças. Práticas pedagógicas com metodologias diversificadas e específica para a peculiaridade de cada criança contribuirão para facilitar o processo de alfabetização.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1537
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