Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1536
Título: Fatores de risco para alterações do estado nutricional de idosos no brasil: uma revisão integrativa.
Autor(es): Pereira, Camila Pinheiro
Rocha, Júlia Aguiar
Palavras-chave: Idoso
Estado nutricional
Inquéritos nutricionais
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: ROCHA, Júlia Aguiar. Fatores de risco para alterações do estado nutricional de idosos no brasil: uma revisão integrativa. 2022. 28f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Introdução: O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno de escala global. À medida que as sociedades envelhecem, surgem diferentes demandas relacionadas à saúde do idoso, e, consequentemente, aumentam os desafios para o sistema de saúde, visto que no processo fisiológico do envelhecimento ocorrem naturalmente modificações morfológicas, bioquímicas, funcionais e psicológicas que podem afetar o estado nutricional (EN) e, por conseguinte, a qualidade de vida destes indivíduos. Objetivo: Diante disto, este estudo objetivou sintetizar o estado nutricional de idosos brasileiros e compreender os seus fatores associados na literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada entre os meses de setembro de 2021 a maio de 2022, com buscas nas bases de dados BVS e PubMed e Scielo. Foram utilizados os descritores: "estado nutricional”, “avaliação nutricional”, “inquéritos nutricionais’’ e “idoso” em inglês e português. Como critério de inclusão utilizou-se artigos que tratam de fatores associados ao estado nutricional de idosos brasileiros, compreendendo o público com faixa etária ≥ 60 anos. Foram excluídos os artigos de revisão, duplicados e que não atendiam ao tema proposto. Resultados: A análise final resultou em 11 artigos. Os fatores associados ao estado nutricional foram a vulnerabilidade socioeconômica, doenças cardiovasculares, violência psicológica, artrite, artrose, perda cognitiva, idade mais avançada, sexo feminino, ausência de escolaridade, doenças respiratórias, estado civil, diabetes e hipertensão. Conclusão: Dentre os fatores associados ao estado nutricional, pode-se destacar a vulnerabilidade socioeconômica como fator para a determinação do estado nutricional e a alta prevalência de doenças cardiovasculares como principal fator de risco associado ao sobrepeso e obesidade. No entanto, são importantes mais estudos na área abordando o público alvo e o método avaliativo do EN de forma mais homogênea. Estes achados ressaltam a importância do diagnóstico precoce do estado nutricional deste grupo etário, e da utilização da nutrição como ferramenta para prevenção e controle dos agravos de saúde relacionados ao comprometimento do estado nutricional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1536
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA AGUIAR ROCHA - TCC.pdf522,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.