Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1531
Título: Análise de rótulos de hambúrgueres veganos e tradicionais: um estudo comparativo do valor nutricional, da lista de ingredientes e das regras de rotulagem.
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Viana, Ana Jamille Tomaz
Palavras-chave: Dieta Vegana
Produtos da Carne
Rotulagem de Alimentos
Composição de Alimentos.
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: VIANA, Ana Jamille Tomaz. Análise de rótulos de hambúrgueres veganos e tradicionais: um estudo comparativo do valor nutricional, da lista de ingredientes e das regras de rotulagem. 2021. 24f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A pesquisa teve como escopo verificar a adequação de rótulos de hambúrgueres (tradicionais e veganos) perante a legislação vigente, bem como comparar sua composição nutricional, referente ao teor de gorduras saturadas, fibras e sódio, além de analisar a lista de ingredientes em rótulos, com ênfase nos aditivos alimentares. O estudo foi de caráter descritivo de abordagem quantitativa, através da análise de rótulos de alimentos adquiridos em supermercados de Fortaleza-CE, durante os meses de julho e agosto de 2021. A partir da investigação por checklists adaptados de legislações vigentes, observou-se não conformidades tanto nos produtos tradicionais quanto nos veganos. Em relação à qualidade nutricional, os hambúrgueres veganos são nutricionalmente mais vantajosos que os tradicionais em relação à quantidade de fibras e de gorduras saturadas. No entanto, o sódio foi semelhante em ambos os tipos de hambúrguer. Ao comparar os aditivos alimentares, foram encontradas maiores quantidades e maior variedade nos produtos tradicionais. Por fim, salienta-se que, tradicionais ou veganos, hambúrgueres são produtos cujo consumo merece atenção, pois se caracterizem como alimentos ultraprocessados. Esta pesquisa se mostra importante, uma vez que a rotulagem nutricional consiste em ferramenta essencial de informação ao consumidor e instrumento de promoção da saúde, servindo de apoio para profissionais da nutrição e para a comunidade vegana.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1531
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA JAMILLE TOMAZ VIANA - TCC.pdf305,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.