Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1520
Título: Análise de conteúdo sobre alimentação, nutrição e suplementação divulgados por influencers fisiculturistas no instagram.
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Santos, Sarah Cavalcante
Palavras-chave: Redes Sociais
Instagram
Alimentação Saudável
Data do documento: 28-Jun-2022
Citação: SANTOS, Sarah Cavalcante. Análise de conteúdo sobre alimentação, nutrição e suplementação divulgados por influencers fisiculturistas no instagram. 2022. 21f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A busca pelo corpo perfeito vem sendo uma constante há muito tempo. Nos últimos anos notou-se uma crescente na pesquisa em mídias digitais, que podem influenciar na autonomia para as escolhas e hábitos alimentares. O hábito alimentar é constituído por diversos fatores, os quais englobam ambientes e dimensões que interferem significativamente nas escolhas e acessos. Entre as plataformas de mídias sociais, uma das que se destaca atualmente no país é o Instagram. Nela existem personalidades que são tidas como influenciadores de opinião, os chamados “influenciadores digitais”. Existem também os nichos, que são grupos de seguidores formados por identificação com os assuntos abordados. Dentre os nichos, existem os atletas de fisiculturismo Wellness que compartilham assuntos relacionados ao seu estilo de vida, rotina de treinos e dieta. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi analisar os conteúdos e informações sobre a alimentação, nutrição e suplementação apresentados por Influencers Wellness brasileiras não nutricionistas, mais seguidas em uma das principais redes sociais ativas no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir de uma análise documental, cuja fonte de coleta foi a plataforma de rede social Instagram. Foram coletados stories e posts publicados pelos perfis selecionados e realizado uma análise do conteúdo através da aplicação de um checklist adaptado. Foram analisados o total de 662 publicações, dentre elas 178 falavam sobre alimentação e/ou nutrição. Esses conteúdos eram acompanhados por rotinas de treino, dicas e/ou orientações sobre alimentação, suplementação e culto ao corpo, sem levar em consideração a individualidade e adequabilidade do público influenciado, nem possuir formação acadêmica na área de nutrição ou médica. Ademais, observou-se a adesão das orientações das influencers por seus seguidores, através de comentários positivos e assimilação das recomendações com a sinalização do uso ou compra do produto por meio da utilização de cupons disponibilizados pelas mesmas, majoritariamente de natureza proteica, os quais, por vezes, foram associados à boa forma e bem-estar. Tal fenômeno torna-se relevante, uma vez que, as recomendações colocadas nas plataformas de redes sociais, permitem a propagação de atitudes alimentares potencialmente inadequadas e podem trazer riscos à saúde. Por fim, as atletas apresentam em seus posts grande frequência de publicações relacionadas a alimentação e/ou nutrição. Somado a influência que exercem sobre o consumo dos seus seguidores, identificada através de comentários de aprovações.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1520
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAH CAVALCANTE SANTOS - TCC.pdf717,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.