Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1519
Título: Cuidados de enfermagem no manejo dos acessos venosos centrais: evidências para a prática clínica
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Rodrigues, Mercia Maria Martins
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Acessos venosos centrais
Infecções em acessos
Prática Baseada em Evidência
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: RODRIGUES, Mercia Maria Martins. Cuidados de enfermagem no manejo dos acessos venosos centrais: evidências para a prática clínica. 2023. 42f. Monografia (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os cateteres venosos centrais (CVC) são acessos vasculares utilizados para infusão de soluções endovenosas, hemoderivados, quimioterápicos e nutrição parenteral prolongada. E estes quando não são manipulados adequadamente, traz inúmeras complicações, como as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Diante disso, a enfermagem apresenta papel fundamental na mudança desse panorama, pois é o enfermeiro quem supervisiona e executa o manejo clínico do CVC. Portanto, esse estudo tem como objetivo geral: descrever os cuidados de enfermagem no manejo dos acessos venosos centrais evidenciados na literatura científica. Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI) realizada entre fevereiro e maio de 2023, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), em Fortaleza-Ceará-Brasil. A coleta resultou em 16 publicações e verificou-se que: cinco (31,3%) foram publicados no ano de 2022, 12 (75%) pertenciam a LILACS, 13 (82%) na língua portuguesa e sobressaíram os estudos metodológicos, com nível de evidência VI, com seis (37,5%) artigos. Por similaridade, foram construídos dois enfoques temáticos, a saber: 1) Gestão e educação em saúde para o cuidado de enfermagem; 2) Conhecimento e comportamento do enfermeiro(a) sobre o manejo do cateter venoso central e 3) Cuidados para prática clínica do enfermeiro. A categoria 1, a mais prevalente, destacaram-se os cuidados de enfermagem com foco na construção de tecnologias e instrumentos que visavam gerir e educar os enfermeiros(as). Na 2ª categoria, destacaram-se: o conhecimento sobre: higiene das mãos; seleção ideal do local do cateter, precauções de barreira máxima (uso de gorro, máscara, capote, luvas estéreis e campos estéreis grandes); preparo da pele com clorexidina 2%; revisão diária da necessidade de permanência do CVC, dentre outros. A 3a categoria, foi pouco expressiva e abordou a realização e avaliação dessa prática por meio de diversos cuidados, como: inserções dos cateteres, assepsia e antissepsia. Conclui-se que o cuidado de enfermagem interfere diretamente na manutenção adequada do cateter venoso central. Por esse motivo, a utilização de protocolos padronizados faz-se necessária para garantir melhores resultados da prática clínica desse profissional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1519
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MERCIA MARIA MARTINS RODRIGUES_TCC.pdf395,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.