Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1518
Título: Suplementação de probióticos no tratamento de transtornos psicológicos em adultos: uma revisão integrativa.
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Damasceno, Renata de Vasconcelos
Palavras-chave: probóticos
depressão
ansiedade e adultos
Data do documento: 27-Jun-2022
Citação: DAMASCENO, Renata de Vasconcelos. Suplementação de probióticos no tratamento de transtornos psicológicos em adultos: uma revisão integrativa. 2022. 23f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Estudos sugerem que a microbiota intestinal e sua ligação ao eixo intestino-cérebro possui um importante papel na regulação das funções cerebrais, dessa forma, a suplementação de probióticos, modula o eixo intestino-cérebro, podendo afetar a atividade, humor e comportamento, portanto o seu uso pode ser benéfico contra transtornos psicológicos. O objetivo desta revisão foi compilar dados da literatura sobre os efeitos da suplementação de probióticos como tratamento alternativo de transtornos psicológicos em adultos. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa (RI), para sua realização foram utilizados 8 artigos, e os seguintes passos do método da revisão integrativa de literatura: a identificação do problema; a busca da literatura (com a delimitação de palavras-chave, bases de dados e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão); a avaliação e a análise dos dados obtidos. As evidências encontradas nesta revisão indicam que a suplementação com probióticos apresenta potencial promissor no tratamento dos sintomas associados a transtorno de depressão maior (TDM), depressão leve e ansiedade em adultos. Determinadas cepas demonstram potencial efeito psicobiótico segundo as evidências como: Lactobacillus plantarum, Lactobacillus reuteri NK33 e Bifidobacteriumteenis NK98, Lactobacillus plantarum DR7, Lactobacillus plantarum P8, Clostridiumbutyricum, Lactobacillus plantarum PS128, PROVIT e Ruminococcusgnavus. Porém, ressalta-se a necessidade de pesquisas adicionais sobre esta potencial estratégia preventiva para a depressão e ansiedade, as evidências ainda são fracas e ainda há uma enorme lacuna de pesquisa que precisa ser preenchida nos próximos anos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1518
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA DE VASCONCELOS DAMASCENO_TCC.pdf579,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.