Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1517
Título: Efeito da suplementação de bicarbonato na fadiga muscular de indivíduos com treino de alta performance: uma revisão de literatura.
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde
Freitas, Pedro Henrique Bernardino de
Palavras-chave: Fadiga muscular
Acidose
Bicarbonato de sódio
Data do documento: 9-Set-2022
Citação: FREITAS, Pedro Henrique Bernardino de. Efeito da suplementação de bicarbonato na fadiga muscular de indivíduos com treino de alta performance: uma revisão de literatura. 2022. 25f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O bicarbonato de sódio é um composto ergogênico, que possui a finalidade de diminuir a fadiga muscular, aumentar o rendimento, e contribuir para que o usuário consiga ir além do seu limite normal, através do controle dos fluidos corporais. Os atletas em seus treinos de alto rendimento precisam ir além do seu limite para garantir ótimos resultados, já que apresentam muita fadiga muscular. A fadiga muscular, causada pela acidose muscular, deixa o pH do músculo menor. Assim, como mecanismo compensatório, o bicarbonato é um tampão sanguíneo que desempenha um papel importante na manutenção do pH extra e intracelular. Essa manutenção ocorre por conta da diminuição dos íons H+, sendo assim, equilibrando o Ph da célula e diminuindo essa sensação de fadiga e aumentando o desempenho do atleta. O objetivo geral dessa pesquisa é de revisar na literatura o efeito da suplementação de bicarbonato na fadiga muscular de indivíduos com treino de alta performance. Trata- se de uma revisão integrativa da literatura com os seguintes critérios de inclusão: artigos em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos, que apresentaram em sua discussão considerações sobre a suplementação de bicarbonato de sódio, indexados nas bases de dados Lilacs, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Foram utilizadas combinações entre as seguintes palavras-chave, consideradas descritores no DeCS (Descritores em Ciências de Saúde): Muscle fatigue, sodium bicarbonate, buffers, performance-enhancing substances. Em um primeiro momento, os estudos foram analisados por seus títulos, seguida de leitura e análise dos resumos, a fim de checar se cada um se enquadra nos critérios de inclusão deste trabalho, e posterior leitura na íntegra. Finalmente, foram excluídas as duplicatas de artigos encontrados, revisões, trabalhos com animais, teses e dissertações, obtendo-se os que foram para o levantamento final de dados. Foi feita uma análise descritiva sobre os artigos selecionados, organizados dentro de um quadro, apresentando autoria, ano e local de publicação, objetivo, método e principais conclusões.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1517
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO HENRIQUE BERNADINO - TCC.pdf904,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.