Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1516
Título: Terapia nutricional em pacientes com úlcera por pressão: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Fontele, Paulo Henrique Brandão
Palavras-chave: Terapia nutricional
Lesão por pressão
Cicatrização
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: FONTELE, Paulo Henrique Brandão. Terapia nutricional em pacientes com úlcera por pressão: uma revisão integrativa. 2022. 25f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: As lesões por pressão (LPPs), são eventos que acarretam inúmeras consequências aos pacientes, familiares e para o sistema de saúde, interferindo no tempo de recuperação. A intervenção nutricional em pacientes com lesão por pressão, está diretamente ligada a cicatrização dessas lesões de forma mais eficaz. O presente estudo teve como objetivo sumarizar estratégias nutricionais que possam ser aplicadas a condições de LPPs. Foi feita uma busca na PubMed em março de 2022, onde os critérios de inclusão adotados para a seleção, foram ter sidos publicados nos últimos 10 anos que respondiam à pergunta problema: “há evidências da suplementação de micronutrientes com a cicatrização de lesão por pressão?”, e os critérios de exclusão aplicados, foram: revisão, dissertação, monografia e estudos com animais. Foi observado que a intervenção nutricional com dietas hiperprotéicas e dietas enriquecidas com micronutrientes, são eficazes para a cicatrização de lesões por pressão e diminui os riscos de agravamento da doença do paciente e risco de morte. Foi evidenciado a importância da nutrição na recuperação da saúde do paciente, na cicatrização das lesões por pressão, corrigindo as depleções nutricionais, favorecendo a manutenção da saúde, diminuindo o tempo de internação e consequentemente os gastos com as despesas hospitalares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1516
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO HENRIQUE BRANDÃO FONTELE - TCC.pdf265,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.