Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1512
Título: Evidências científicas sobre o manejo de enfermagem nas feridas neoplásicas malígnas
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Cruz, Sidney da Silva
Silva, Mirlene Paula Souto da
Palavras-chave: Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ferida
Cuidados Paliativos
Neoplasias
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: CRUZ, Sidney da Silva; SILVA, Mirlene Paula Souto da. Evidências científicas sobre o manejo de enfermagem nas feridas neoplásicas malignas. 2023. 41f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O manejo das Feridas Neoplásicas Malignas (FMG) ocorre, na maior parte dos casos, de forma paliativa. Ou seja, a intenção é minimizar sinais e sintomas quando a evolução dessas lesões, proporcionando melhora na qualidade de vida dessas pessoas. Desta maneira, cabe aos profissionais de enfermagem compreender as variadas dimensões que envolvem o cuidado nessas lesões, como: dor; drenagem de exsudado; sangramento; odor; isolamento social; baixa autoestima; dentre outros. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral: analisar o manejo de enfermagem nas feridas neoplásicas malignas evidenciados na literatura científica. Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI) realizada entre fevereiro e maio de 2023, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), em Fortaleza-Ceará-Brasil. Os resultados das 10 publicações mostraram que: oito (80%) estavam na LILACS, os anos de 2014, 2019 e 2022 tiveram duas (20%) publicações, nove (90%) na língua portuguesa, sobressaíram os estudos transversais, com quatro (40%) e nível de evidência VI. Diante dos achados, as evidências originaram três categorias temáticas, a destacar: 1) Estratégias de cuidados assistenciais no manejo das feridas oncológicas, 2) Gestão de cuidados no manejo das feridas oncológicas e 3) Dificuldades no conhecimento e manejo das feridas oncológicas. A 1a categoria destacou o manejo acerca do controle dos sinais e sintomas mais recorrentes, a limpeza do leito da ferida, uso de coberturas e produtos, o manejo do curativo e orientação a respeito dos cuidados no domicílio para o paciente e familiares. Na 2ª categoria, a mais prevalente, relatou: a construção e aplicação de protocolos sobre os manejos de lesões oncológicas, diagnósticos de enfermagem mais usados, formulários de avaliação de conhecimentos dos profissionais. Enquanto na 3ª categoria foi descrita as lacunas na formação dos profissionais referentes aos conteúdos sobre os cuidados no manejo das feridas oncológicas e as dificuldades na assistência de enfermagem. Concluiu-se que mesmo diante desses obstáculos, a enfermagem atua proporcionando assistência humanizada aos pacientes em cuidados paliativos, a fim de minimizar o desconforto das feridas neoplásicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1512
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRLENE PAULA SOUTO DA SILVA SIDNEY DA SILVA CRUZ_TCC.pdf516,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.