Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1510
Título: Impacto no desenvolvimento de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade
Autor(es): Almeida, Arisa Nara Saldanha de
Freitas, Rayssa Alves
Souza, Vitória Kathleen Teixeira de
Palavras-chave: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Diagnóstico precoce
Desenvolvimento infantil
Deficiências do desenvolvimento
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: FREITAS, Rayssa Alves; SOUZA, Vitória Kathleen Teixeira de. Impacto no desenvolvimento de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. 2023. 37f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O desenvolvimento infantil requer atenção e acompanhamento especial, uma vez que a detecção de alterações precocemente pode favorecer a implementação de ações de estimulação precoce e tratamentos oportunos, apresentando impactos positivos na saúde da criança, minimizando os atrasando no desenvolvimento. Um dos distúrbios de neurodesenvolvimento presente em muitas crianças é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o qual trata-se de uma condição persistente de desatenção e hiperatividade, sendo mais prevalente no sexo masculino. O nosso estudo visa determinar na literatura cientifica os impactos no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com essa condição. Tendo como base 12 artigos selecionados pra leitura científica no banco de dados, ScIELO e PubMed, foi possível abordar impactos no desenvolvimento como o baixo rendimento escolar, ansiedade, depressão, impulsivas, coordenação motora mal desenvolvida, dificuldades em relaciona-se com as pessoas, baixa autoestima, dificuldades no foco, na concentração e entre outros. Assim como também atividades psicomotoras, que podem estar auxiliando durante o processo de melhoria cognitivo e desenvolvimento da criança que possui o transtorno.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1510
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYSSA ALVES FREITAS VITÓRIA KATHLEEN TEIXEIRA DE SOUZA_TCC.pdf784,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.