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Título: Conteúdos sobre nutrição e indicação de produtos alimentares patrocinados por influenciadoras fitness na plataforma Instagram
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Cavalcante, Bruna Helem Araújo
Palavras-chave: Fitness
Redes sociais
Nutrição
Influenciadoras fitness
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: CAVALCANTE, Bruna Helem Araújo. Conteúdos sobre nutrição e indicação de produtos alimentares patrocinados por influenciadoras fitness na plataforma Instagram. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os padrões corporais são cada vez mais reforçados devido à grande influência da mídia, aumentando assim a procura das mulheres pelo corpo perfeito. As redes sociais são meios que propagam informações sobre esse padrão e dentre elas destaca-se o Instagram, plataforma em que vídeos e fotos são publicados em tempo real. Nesse contexto, das pessoas atuantes nessa plataforma, destacam-se os influenciadores digitais no qual se evidenciam os perfis de influenciadores fitness com conteúdos diários sobre alimentação, suplementação e orientação nutricional. Diante disto, esta pesquisa teve como objetivo analisar conteúdos de perfis fitness no Instagram avaliando se há informações que influenciam sobre a prática de dietas restritivas como estratégia para alcançar o padrão corporal exposto por elas. Trata-se de uma pesquisa descritiva a partir de uma análise documental feita em três perfis de influenciadoras fitness com mais de 500 mil seguidores no Instagram. Foram coletados stories e posts publicados pelos perfis selecionados e realizado uma análise objetiva de conteúdos e vídeos através da aplicação de questionários adaptados. Apesar do estudo englobar apenas 3 influenciadoras da rede social, foi possível reunir 248 stories, 11 publicações no feed, com um total de 75 publicações relacionadas a alimentação, suplementos e nutrição. Imersos no complexo universo da publicidade e propaganda, esses materiais eram acompanhados por práticas de exercícios físicos e cuidados com a saúde, visando a transformação do estilo de vida, sem levar em conta as particularidades e necessidades individuais de cada pessoa. Além disso, esses indivíduos não possuem formação acadêmica na área de nutrição ou medicina. É crucial considerar esses fatos, já que as recomendações divulgadas nas redes sociais podem levar a hábitos alimentares inadequados. Concluiu-se através desta pesquisa que as influenciadoras analisadas divulgaram em seus posts conteúdos sobre alimentação e nutrição, induzindo o consumo e restrição de determinados alimentos através de merchandising, incluindo publicidades de suplementos, produtos alimentícios, estes pautados e justificados pela apresentação do próprio corpo esbelto e magro. Compreender tais fenômenos torna-se relevante, uma vez que, as recomendações colocadas nas plataformas de redes sociais, permitem a propagação de atitudes alimentares potencialmente inadequadas, as quais podem trazer riscos e prejuízos à saúde dos consumidores/seguidores que podem se utilizar dessas recomendações sem uma real avaliação prévia das suas necessidades individuais e suas singularidades fisiológicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1507
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