Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1505
Título: Análise da influência da nutrição nos níveis do hormônio testosterona: uma revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Leonardo Furtado de
França, José Emmerson Olégario de
Palavras-chave: Nutrição
Alimentação
Dieta
Testosterona
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: FRANÇA, José Emmerson Olégario de. Análise da influência da nutrição nos níveis do hormônio testosterona: uma revisão integrativa. 2023. 28f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Considerado o principal hormônio masculino, a testosterona é um andrógeno esteroide anabolizante produzido pelas células de Leydig testiculares, transportada no plasma relacionada às proteínas globulina ligadora de hormônios sexuais e albumina. As mulheres também produzem, mas em concentrações menores que chegam a 30 vezes menor do que nos homens. Em ambos os sexos, esse hôrmonio está ienvolvido na saúde e bem-estar, e sua ausência pode ocasionar efeitos como redução da libido, aumento da gordura corporal, problemas cardíacos, de memória etc. Diversos são os fatores que podem iafetar a produção e os níveis de concentração de testosterona, dentre eles a alimentação. Objetivo: Discutir como a nutrição adequada pode influenciar nos níveis do hormônio testosterona. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, com um recorte temporal dos últimos 5 anos realizada nas bases MEDLINE, Scielo, JISSN e LILACS, durante o período de abril a maio de 2023 que buscou responder ao seguinte problema: Qual o papel da nutrição na modulação do hormônio testosterona em pessoas adultas? Utilizaram-se artigos científicos publicados em português, inglês e espanhol, com cruzamento das palavras-chave: “Alimentos, Dieta e Nutrição”, “Dieta”, Testosterona e seus correspondentes em inglês, intercalados pelo operador booleano AND e OR. A seleção dos estudos seguiu-se pela leitura dos títulos, leitura dos resumos e leitura na íntegra. Foram incluídas artigos científicos, publicados nos idiomas escolhidos, e estudos que investigaram intervenções nutricionais e seu possível impacto nos níveis de testosterona em participantes adultos (>18 anos), de ambos os sexos que não usassem hormônios esteroides sexuais exógenos. Foram excluídos revisões de literatura, resumos, teses, periódicos repetidos, entre as bases de dados, relatos de casos, estudos com animais ou in vitro, bem como artigos que examinaram indivíduos com comorbidades específicas que poderiam afetar os resultados. Resultados: Foram identificados inicialmente 209 artigos. Destes, 51 foram selecionados, tendo em vista que os demais eram estudos sem formato de artigo científico e não escritas nos idiomas escolhidos. Foram escolhidos 37 artigos dos resumos e, após leitura completa, 14 artigos foram utilizados como embasamento teórico. Considerações Finais: A nutrição está fortemente associada aos níveis de testosterona, e a manutenção do equilíbrio desse hormônio desempenha função primordial e contribui para seu adequado funcionamento, que pode ser alcançado por meio da prática de exercícios aeróbicos e de uma dieta balanceada com bioativos, ácidos, e suplementos com combinações de proteínas e carboidratos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1505
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ EMMERSON OLÉGARIO DE FRANÇA_TCC.pdf286,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.