Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1503
Título: A influência das redes sociais na imagem corporal e no risco de desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes: uma revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Leonardo Furtado de
Batista, Raiza Peixoto
Damasceno, Messias Andrade
Palavras-chave: Nutrição
Adolescentes
Transtorno da Compulsão Alimentar
Mídias Sociais
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: BATISTA, Raiza Peixoto; DAMASCENO, Messias Andrade. A influência das redes sociais na imagem corporal e no risco de desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes: uma revisão integrativa. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: As mídias sociais vem se evidenciando cada vez mais rápido na última década, tornando-se progressivamente mais influente na vida dos adolescentes. Esse destaque traz consigo uma pressão estética relevante, principalmente nas meninas, internalizando padrões de belezas ideias e muitas vezes inalcançáveis, além de interferir na autoimagem e autossatisfação, gerando insatisfação corporal e transtornos alimentares proeminentes. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa que objetiva a influência das mídias sociais com o comportamento alimentar e autoimagem corporal de adolescentes, sendo utilizados artigos publicados em periódicos das bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PUBMED. Foram utilizados os seguintes descritores no DeCS (Descritores em Ciências de Saúde), cruzados entre si com operadores booleanos AND e OR: “nutrição do Adolescente”, “transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos”, “mídias sociais”, “insatisfação corporal”, “adolescente” e seus respectivos correspondentes em inglês e espanhol, sendo incluindo na pesquisa publicações entre os anos de 2013 a 2023. 9 artigos foram utilizados como objeto de estudo, aos quais responderam à questão norteadora da revisão, após passarem pelas etapas de leitura de títulos, leitura de resumos e retirada de duplicatas. Conclui- se que as mídias sociais influenciam significativamente a percepção e aceitação de imagem corporal dos adolescentes, destacando essa intervenção pontualmente presente nas adolescentes do sexo feminino.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1503
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESSIAS ANDRADE DAMASCENO RAIZA PEIXOTO BATISTA_TCC.pdf671,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.