Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1502
Título: Efeito da suplementação de creatina em desportistas: uma revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Leonardo Furtado de
Aquino, Vinicius Machado Cysne
Costa, Chrissie Almeida
Palavras-chave: Creatina
Performance
Esportes
Resistencia
Data do documento: 12-Jun-2023
Citação: AQUINO, Vinicius Machado Cysne; COSTA, Chrissie Almeida. Efeito da suplementação de creatina em desportistas: uma revisão integrativa. 2023. 27f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O desempenho na atividade física depende de vários fatores, pois é necessário analisar o esporte que está sendo executado, sua intensidade e frequência durante sua execução e se o esporte é coletivo ou individual, pois esses elementos podem influenciar no ritmo durante o treino e consequentemente o método para melhorar a performance desses indivíduos. Com isso, começou-se uma preocupação na busca de mais estratégias para melhorar a performance na prática de atividade física. Uma das alternativas pode ser através da alimentação. Além disso, outra estratégia que pode ser aplicada junto com a alimentação é a utilização da suplementação de creatina, pois ajuda na ressíntese de ATP (adenosina tri-fosfato), o que contribui para o aumento de força, favorecendo a melhora da performance dos praticantes esportivos. Com isso, é necessário conhecer como age a creatina para entender como serão seus efeitos nos praticantes de modalidades específicas. O objetivo desse trabalho foi conhecer os efeitos da creatina em praticantes desportistas de modalidades diversas. Foi realizado um estudo de revisão integrativa em que a leitura dos artigos foi realizada no ano de 2023. Para o critério de inclusão, foi considerado estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, na língua portuguesa e inglesa; estudos com delineamento metodológico clínico, utilizando indivíduos saudáveis, treinados com a utilização de creatina associada a exercícios físicos. Determinou-se, como critério de exclusão, estudos realizados com veganos, indivíduos com comorbidades e sedentários. A busca contemplou artigos nacionais e internacionais, em que se buscou uma resposta para os objetivos propostos e confirmação da hipótese, através da leitura de artigos e dos seus resumos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro do ano 2023, pesquisando na base de dados do Pubmed, Scielo, Journal of international Society of Sports Nutrition – JISSN e Medical Literature Analysis and Retrieval. Os resultados mostram que a suplementação de creatina em torno de 4 semanas é capaz de aumentar a potência durante a atividade física. O total de estudos analisados foram 11, o qual foram realizados em laboratórios, campos de futebol e beisebol, quadras de basquete, academias, avenidas e ruas para corredores e ciclistas. Esse estudo foi realizado com a creatina monohidratada e com o selo de qualidade creapure, onde as pesquisas foram realizadas não somente com essa suplementação, mas em combinação com outras substâncias, como nitrato, cafeína, turfa de maçã, magnésio, hidroximetilbutirato. Os estudos analisados mostram que essa suplementação quando utilizada em treinos de resistência e treinos de força, pode trazer benefícios com relação a performance desses indivíduos. Com isso, por ser uma suplementação que age como reserva energética, conclui-se que trás benefícios a performance de indivíduos em treinos de alta intensidade, como o endurance e treino de força.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1502
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUS MACHADO CYSNE AQUINO CHRISSIE ALMEIDA COSTA_TCC.pdf325,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.