Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1501
Título: Ações de incentivo a amamentação na atenção primária à saúde: relato de uma experiência educativa
Autor(es): Gomes, Ana Lucia Araujo
Andrade, Ana Clarisse Alves de
Fonteles, Bianca Kdna
Palavras-chave: Aleitamento materno
Gestantes
Assistência prática
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: ANDRADE, Ana Clarisse Alves de; FONTELES, Bianca Kdna. Ações de incentivo a amamentação na atenção primária à saúde: relato de uma experiência educativa. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O leite materno é um alimento ricamente nutritivo que garante ao recém-nascido benefícios inigualáveis e deve ser ofertado de forma exclusiva desde o nascimento até seis meses de vida, sendo rico em vitaminas, minerais e imunológicos, contribuindo significativamente para o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê, tem a função de proteger o recém-nascido contra várias doenças e proporcionar outros benefícios materno-infantil. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na prática de planejamento e implementação de uma ação educativa para incentivo ao aleitamento materno na atenção primária à saúde. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido na Unidade de Atenção Primária à Saúde da cidade de Fortaleza-Ce, com um grupo de gestantes entre os meses de março a junho do ano de 2023, sobre as ações de incentivo a amamentação. Resultados: Após a intervenção, ficou evidente a necessidade da implementação de ações educativas padronizadas, com maior frequência, intensificando aspectos específico com relação a abordagem sobre amamentação, devido a percepção de insegurança, dúvidas e anseios, esclarecendo e desmitificando os mitos a respeito da amamentação. Conclusão: A oficina educativa teve como objetivo ampliar o conhecimento das acadêmicas de enfermagem e assim poder contribuir de forma direta sobre as técnicas da prática da amamentação, além de estimular os profissionais de saúde da instituição sobre a importância da realização das práticas educativas, permitindo a participação dos profissionais na dinâmica e discussão sobre a técnica de ordenha e armazenamento do leite, respondendo de forma satisfatória sobre as dificuldades encontradas no aleitamento e esclarecendo as dúvidas que poderá existir.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1501
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLARISSE ALVES DE ANDRADE BIANCA KDNA FONTELES_TCC.pdf315,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.