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Título: Construção de cartilha educativa sobre o acolhimento da população LGBTQIA+ na atenção primária em saúde
Autor(es): Marques, Juliana Freitas
Moura, Rebeca Malveira
Pereira, Sabrina Viana de Oliveira
Palavras-chave: Acolhimento
população LGBT
profissionais de saúde
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: MOURA, Rebeca Malveira; PEREIRA, Sabrina Viana de Oliveira. Construção de cartilha educativa sobre o acolhimento da população LGBTQIA+ na atenção primária em saúde. 2023. 35f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A falta de acolhimento e discriminação encarados pela população LGBTQIA+ nos serviços de saúde é alarmante. Tendo em vista que a atenção primária tem um papel crucial no acolhimento dessa população. Posto isso, desenvolvemos um estudo que teve como objetivo construir uma cartilha educativa que visa orientar os profissionais da saúde sobre o acolhimento à população LGBTQIA+. O estudo foi conduzido utilizando uma pesquisa do tipo metodológica, cujo objetivo principal é desenvolver, avaliar, aprimorar instrumentos ou técnicas de pesquisa, com o propósito de implementar estratégias tecnológicas por meio da aplicação sistemática de conhecimentos. A cartilha educativa final é composta por 16 páginas, tendo sido utilizada as cores da bandeira para a sua confecção, que são elas, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo, as seções abordadas na cartilha foram os conceitos básicos, identidade de gênero e orientação sexual, importância do reconhecimento, prática não-normativa, fatores que afetam a população LGBT+, atividades inclusivas, discriminação e violência enfrentadas, uso do nome social, consequências da exclusão da população LGBT+, saúde sexual, profilaxia, políticas LGBT+ e serviços específicos. Deste modo, a construção da cartilha educativa é uma iniciativa significativa para promoção da capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde, visando ter uma melhora do acolhimento, redução das barreiras enfrentadas e conseguir fomentar uma cultura de respeito, inclusão e cuidado integral.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1500
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