Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1499
Título: Efeitos do consumo da canela (cinnamomum verum) no controle glicêmico em indivíduos com diabetes mellitus: uma revisão integrativa.
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Amorim, Nicole Fernandes
Palavras-chave: Adulto
Idoso
Diabetes Mellitus
Canela
Cinnamomum verum
Data do documento: 20-Jun-2022
Citação: AMORIM, Nicole Fernandes. Efeitos do consumo da canela (cinnamomum verum) no controle glicêmico em indivíduos com diabetes mellitus: uma revisão integrativa. 2022. 18f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este estudo teve como objetivo agrupar e avaliar dados relacionados à utilização da Canela (Cinnamomum verum) como auxiliar no tratamento do Diabetes Mellitus (DM), verificando os possíveis benefícios no controle glicêmico, as contraindicações, as dosagens recomendadas e as formas de administração. Trata- se de uma revisão integrativa de literatura, desenvolvida em artigos selecionados a partir do ano de 2010 até o presente ano. Os critérios de inclusão foram: indivíduos diabéticos do tipo 1 e tipo 2, não alérgicos à canela; e os critérios de exclusão foram: artigos realizados em gestantes diabéticas, que não estivessem na íntegra, desenvolvido com animais e que não respondessem à questão de pesquisa. Os artigos foram avaliados pela pesquisadora através de um instrumento de tabulação dos resultados elaborado pela própria, onde foi assegurado a extração de dados relevantes, a minimização dos riscos de transcrição e a facilitação de checagem das informações. O artigo foi submetido ao fluxograma do método PRISMA, onde a pesquisadora analisou os estudos que foram incluídos e forneceu razões para excluir outros. A pesquisa não foi desenvolvida em humanos, logo a questão ética referida neste trabalho é de responsabilidade com os dados coletados, fazendo a referência correta aos autores e as obras consultadas. Conclui-se o benefício do uso Canela (Cinnamomum verum) como tratamento adjuvante da diabetes, atuando na redução dos níveis glicêmicos, na diminuição do estresse oxidativo, na modulação do perfil lipídico e no aumento dos níveis de HDL, no auxílio da redução de medidas antropométricas, além da regulação da insulina através da sua concentração de compostos bioativos. No entanto, devido aos níveis de heterogeneidade dos estudos, os resultados devem ser interpretados com grande cautela e vê-se a necessidade de estudos mais aprofundados e recentes sobre o assunto, alegando uma dose segura e eficaz para o uso contínuo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1499
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICOLE FERNANDES AMORIM - TCC.pdf277,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.