Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1495
Título: Avaliação da rotulagem de bebidas lácteas zero lactose comercializadas na cidade de Fortaleza, Ceará.
Autor(es): Aguiar, Larissa Pereira
Aires, Lara Perpétua Sousa
Palavras-chave: Rotulagem de alimentos
Intolerância à lactose
Bebida fermentada
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: AIRES, Lara Perpétua Sousa. Avaliação da rotulagem de bebidas lácteas zero lactose comercializadas na cidade de Fortaleza, Ceará. 2022. 15f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Pessoas com intolerância à lactose devem estar sempre atentas a quantidade de lactose ingerida, visto que, a tolerância é variável, e assim, de acordo com o grau de intolerância, são os sintomas apresentados. Assim, informações claras na rotulagem de alimentos zero lactose são imprescindíveis, de modo que não gere confusão ao consumidor na hora da escolha desses produtos, e, além disso, esses rótulos devem estar de acordo com a legislação vigente para alimentos com fins especiais. O presente estudo tem como finalidade avaliar os rótulos de 10 bebidas lácteas zero lactose comercializadas em supermercados e hipermercados da cidade de Fortaleza, Ceará. Para isso, foi aplicado um checklist, com 11 itens, para verificar se estes estão de acordo com o preconizado pela legislação. Todas as marcas avaliadas apresentaram conformidades na rotulagem. Dentre os itens avaliados não foram encontradas inadequações de acordo com o checklist aplicado. Com isso, conclui-se que as empresas fabricantes dos produtos avaliados estão obedecendo as normas estabelecidas pela legislação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1495
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA PERPÉTUA SOUSA AIRES - TCC.pdf609,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.