Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1487
Título: Efeito do jejum intermitente no emagrecimento: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Marinho, Luara Augusta Ximenes
Nascimento, Priscila Sousa do
Palavras-chave: Adulto
Obesidade
Emagrecimento
Jejum Intermitente
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: MARINHO, Luara Augusta Ximenes; NASCIMENTO, Priscila Sousa do. Efeito do jejum intermitente no emagrecimento: uma revisão integrativa. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: O aumento da obesidade no Brasil e no mundo, está principalmente relacionado ao estilo de vida e uma alimentação inadequada, podendo levar a diversas patologias relacionadas ao excesso de peso. Desta forma, o tratamento para essa comorbidade se dá com a mudança de hábitos, com a atenção principalmente no manejo de condutas nutricionais nesses pacientes. Objetivo: Analisar na literatura evidências sobre a aplicabilidade da estratégia de jejum intermitente (JI) no emagrecimento de indivíduos adultos com sobrepeso e obesidade. Metodologia: O trabalho foi realizado no período de fevereiro a junho, a partir de uma revisão de literatura, por artigos selecionados na base de National Library of Medicine (PUBMED). A busca de dados foi realizada a partir dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MESH), combinados com os operadores booleanos, da seguinte forma: (adult) AND (Obesity OR overweight OR Weight Loss) AND (Intermittent fasting OR intermittent energy restriction OR intermittent caloric restriction OR time-restricted feeding). Adotou-se como critérios de inclusão, ensaios clínicos disponíveis na íntegra e de livre acesso, publicados nos últimos 5 anos, nacionais e internacionais, na língua portuguesa ou inglesa, com indivíduos adultos, com o diagnóstico de sobrepeso ou obesidade. Resultados: O JI é uma estratégia dietética que está em constante crescimento, onde visa uma perda de peso através de períodos de alimentação mais espaçados. Os artigos analisados mostraram que a dieta de JI apresentou resultados expressivos na redução do peso corporal, índice de massa corporal e parâmetros bioquímicos em indivíduos adultos com sobrepeso ou obesidade. Sendo notório, que a aplicação desse tipo de intervenção em um curto período, impactou significativamente uma perda relevante de peso, assim como os parâmetros corporais já citados. Conclusão: Em indivíduos com sobrepeso ou obesidade verificou-se que a depender do tempo de intervenção os resultados podem ser afetados. Desta forma, JI quando aplicado por um curto período, resulta em modificações sob o peso corporal e em parâmetros bioquímicos. Porém, quando essa estratégia é direcionada por um período longo, não é percebido uma melhora ou mudança nos parâmetros citados acima, quando comparados as demais condutas dietéticas. Assim, o JI é uma estratégia que pode ser utilizada para o emagrecimento, mas que ainda necessita de mais estudos, pois são muitos os protocolos que podem ser usados, e para melhor compreender os seus efeitos quando aplicado por longos períodos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1487
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUARA AUGUSTA XIMENES MARINHO PRISCILA SOUSA DO NASCIMENTO_TCC.pdf320,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.