Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1486
Título: Perfil alimentar e estado nutricional de idosos institucionalizados: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Souza, Elinelle Monick Lima de
Palavras-chave: Idoso
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Estado Nutricional
Perfil Nutricional
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: SOUZA, Elinelle Monick Lima de. Perfil alimentar e estado nutricional de idosos institucionalizados: uma revisão integrativa. 2022. 27f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A Organização Mundial de Saúde considera idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. No Brasil existem 37,7 milhões de idosos. Estudos mostram que alterações no perfil alimentar e o estado nutricional do idoso podem contribuir para aumento da morbimortalidade desses indivíduos. Isto posto, este trabalho tem como objetivo sumarizar evidências do perfil alimentar e estado nutricional de idosos residentes em instituições de longa (ILPIs). Utilizando- se da estratégia PICO traçou-se a seguinte pergunta de partida: qual o perfil alimentar e nutricional de idosos institucionalizados? Este estudo caracteriza-se enquanto uma revisão integrativa da literatura, em que os artigos estudados foram coletados no primeiro semestre de 2022, dos bancos de dados: PubMed e BVS. A busca foi conduzida a partir de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), que foram combinados utilizando os operadores booleanos OR e AND, considerando as produções publicadas no o período compreendido entre 2017-2021. Foram selecionados 12 estudos, os quais evidenciou que dentre as principais estratégias nutricionais encontradas, destacam-se: a ingestão de Suplementos Nutricionais Orais, a suplementação de proteínas, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas. No que compete ao perfil nutricional dos idosos institucionalizados os estudos mostraram a desnutrição como o principal estado nutricional desses indivíduos, desta forma, as estratégias adotadas nas pesquisas contribuíram para melhoria no estado nutricional e funcional, e o ganho de peso em idosos desnutridos. Diante disso, entende-se que idosos residentes em Instituições de Longa Permanência estão mais propensos a riscos de desnutrição, o que destaca a importância da adoção de estratégias nutricionais para prevenir e/ou tratar essa condição.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1486
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELINELLE MONICK LIMA DE SOUZA - TCC.pdf315,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.