Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1483
Título: Utilização de probióticos no processo de emagrecimento: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Alves, Isadora Helen Cavalcante
Holanda, Dalila Amorim
Palavras-chave: Emagrecimento
Perda de peso
Lactobacillus
Bifidobacterium
Probióticos
Data do documento: 16-Jun-2023
Citação: ALVES, Isadora Helen Cavalcante; HOLANDA, Dalila Amorim. Utilização de probióticos no processo de emagrecimento: uma revisão integrativa. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A incidência de obesidade está fortemente relacionada à microbiota dos indivíduos, e o uso de probióticos tem sido apontado como uma alternativa favorável para o emagrecimento. Mudanças no microbioma intestinal de pessoas obesas em comparação com pessoas eutróficas sugerem um papel causal na obesidade, com respostas favoráveis após a administração de probióticos. O objetivo desta pesquisa foi revisar as evidências sobre o uso de probióticos no processo de emagrecimento. Tratou-se de uma revisão integrativa na qual a busca foi realizada no mês de março de 2023 na base de dados National Library of Medicine (PubMed), através da utilização dos descritores estabelecidos pelos Descritores em Saúde (DECS), que foram combinados com operadores booleanos da seguinte forma: (Bifidobacterium OR Lactobacillus OR Probiotics) OR (Gastrointestinal Microbiome OR gut microbiota) AND (Weight Loss OR Obesity). Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos publicados no período de 2018 a 2023 em inglês, que apresentassem relevância para a revisão, com foco no público adulto, com faixa etária acima de 18 anos, de ambos os sexos. Já os critérios de exclusão foram artigos de revisão, trabalhos do tipo resenha, editoriais, publicações de boletins informativos e estudos com apenas os resumos disponíveis online. Após aplicados esses critérios, foram selecionados 10 artigos. Os principais resultados encontrados nos estudos com probióticos incluem a redução do peso corporal, percentual de gordura, IMC, gordura visceral abdominal, circunferência de cintura, circunferência de quadril e índice de conicidade. Também foi observada redução nos níveis séricos de colesterol total, triglicerídeos, índice de HOMA-ir e leptina. Houve um aumento das cepas Bifidobacteriaceae, Akkermansiaceae e Bacteroidetes, e uma redução nos níveis de Prevotellaceae, Selenomondaceae, Actinobacteria e Firmicutes. Apesar das limitações encontradas, os resultados preliminares sugerem que os probióticos podem ser considerados como uma estratégia potencialmente benéfica no auxílio ao processo de emagrecimento. No entanto, é necessário aguardar mais evidências científicas robustas para embasar recomendações sólidas sobre o uso desses suplementos na prática clínica.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1483
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALILA AMORIM HOLANDA ISADORA HELEN CAVALCANTE ALVES_TCC.pdf354,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.