Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1482
Título: Anemias carenciais: proposição de uma cartilha educativa para gestantes.
Autor(es): Vasconcelos, Isadora Nogueira
Santos, Delane Rodrigues dos
Palavras-chave: Anemia
Gravidez
Deficiência de Ferro
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: SANTOS, Delane Rodrigues dos. Anemias carenciais: proposição de uma cartilha educativa para gestantes. 2022. 26f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Anemia é caracterizada pela deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção de hemácias. As anemias constituem um problema de saúde pública amplamente distribuídas na população, que aumentam o risco de morbimortalidade, especialmente em crianças, idosos e gestantes. A prevalência de anemia na gravidez é de aproximadamente 40% a 50%, condição decorrente da deficiência de ferro, pois nesse período, sua demanda é 6 vezes maior. O tratamento e a profilaxia da anemia durante o período gestacional funcionam de forma a prevenir distúrbios que podem repercutir na infância, como no parto prematuro, baixo peso ao nascer e dificuldades cognitivas do recém-nascido. Apesar de medidas profiláticas como suplementação de ferro e ácido fólico, a anemia ainda é comum em nosso meio. Dessa forma, medidas educativas que corroborem para minimização desse quadro, são importantes ferramentas de acesso à informação por pacientes que estão vulneráveis a essa condição. Diante da importância desse assunto, o objetivo geral desse trabalho foi construir uma cartilha educativa com intuito de auxiliar gestantes no conhecimento dos riscos, e na prevenção de anemias de diferentes naturezas carenciais. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, que foi realizado no período de março e abril de 2022, distribuído em duas fases. A primeira etapa foi realizada uma revisão de literatura com busca de referências pertinentes e atuais sobre o assunto, as quais colaborassem com as categorias a serem trabalhadas no material; e na segunda etapa, a elaboração do material educativo destinado ao público-alvo. Foi estruturada efetivamente uma cartilha informativa para gestantes, com elaboração de conteúdo e design a partir de uma abordagem lúdica e atrativa, de fácil compreensão para um nível básico de alfabetização. A cartilha foi desenvolvida na cor vermelha para representar as hemoglobinas, dividida entre tópicos padrões nas divisões dos três tipos de anemias: Definição da anemia, alguns sintomas e consequências da deficiência, fontes alimentares e suplementação. Considera-se que o material proposto possa ter um importante papel de conscientização de gestantes quanto aos riscos que a anemia pode trazer, bem como, sobre seus sinais e sintomas e formas de prevenção, apresentando-se de forma clara e objetiva sobre os diferentes tipos de anemia de origem carencial. Ademais, pode corroborar como auxiliador à prática dos profissionais de saúde no manejo preventivo e letramento do público-alvo, ajudando a minimizar os riscos de instalação da doença.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1482
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELANE RODRIGUES DOS SANTOS_TCC.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.