Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1480
Título: Exercício resistido, riscos e benefícios, pós acidente vascular cerebral: uma R.I.L
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Francelino, José Rômulo Ferreira
Guimarães, Emanuelly Carolaine
Palavras-chave: exercícios físicos
acidente vascular cerebral (AVC)
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: FRANCELINO, José Rômulo Ferreira; GUIMARÃES, Emanuelly Carolaine. Exercício resistido, riscos e benefícios, pós acidente vascular cerebral: uma R.I.L. 2023. 19f. Artigo (Graduação em Bacharelado em Educação Física - Bacharelado) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo desse estudo é avaliar o conhecimento científico existente sobre exercícios físicos em indivíduos pós acidente vascular cerebral (AVC), Foi realizado um levantamento de estudo bibliográfico nas bases de dados PUBMED e SciELO compreendendo o período entre os anos de 2010 a 2023, utilizando os descritores: exercícios físicos e acidente vascular cerebral. Seguindo os estabelecidos para o estudo, foram selecionados 3 artigos para esta revisão. Com base nos estudos em que analisamos, considerando a relevância da reabilitação por meio de exercícios físicos após um acidente vascular cerebral (AVC). Destacará a segurança e adaptação de diferentes tipos de exercícios, enfatizando benefícios motores e cognitivos. Baseado em evidencias cientificas, o trabalho ressalta a eficácia dessas práticas na melhoria da qualidade de vida pós (AVC). Além disso, aborda protocolos específicos e a importância da colaboração interdisciplinar entre profissionais de saúde para uma reabilitação abrangente. O estudo conclui que, a pesquisa destaca que os exercícios físicos são fundamentais na reabilitação pós-acidente vascular cerebral, promovendo benefícios significativos nos aspectos motores e cognitivos. A análise respaldada por evidências científicas enfatiza a eficácia dessas práticas na melhoria da qualidade de vida pós-AVC. A implementação de protocolos específicos e a colaboração interdisciplinar surgem como elementos-chave para uma reabilitação abrangente e bem-sucedida. Essas descobertas reforçam a relevância dos exercícios físicos como parte integrante do processo de recuperação pós-AVC.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1480
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ RÔMULO FERREIRA FRANCELINO EMANUELLY CAROLAINE GUIMARÃES TCC.pdf342,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.